Anjos não podem pecar?

Anjos não podem pecar?

por Ex-estudante - TJ 


Gostaria de saber como podemos ter certeza de que anjos não podem pecar. Se for pelo fato de serem imortais, então podemos concluir que deixariam de ser imortais se pecarem. Mas por que eles não podem pecar? Não tem livre-arbítrio? Como podemos concluir que anjos não podem pecar com base na bíblia? E como podemos entender o seguinte versículo?

"Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo;" - 2 Pedro 2:4

 Re: Anjos não podem pecar?

por Gleison Elias » Qua Mai 16, 2012 11:27 pm

Aqui no fórum tem muitos tópicos sobre o assunto. Vou resumir a resposta.
2Pedro 2:4 não fala nenhum novo episódio bíblico, mas como o contexto sugere, ele cita um relato do antigo testamento. No caso, cita Números 16, que conta a historia dos seguidores de Coré, que abandonaram seu sacerdócio, e assim Deus os reservou em abismo (mortos, claro), até o julgamento. Anjos significa 'mensageiros', então nem sempre se refere a mensageiros celestiais. 
Anjos não podem pecar. Porque, como dito em Salmos 103 e Hebreus 1:14, todos obedecem a Deus. For que são corpos espirituais, e espirito não peca, apenas a carne. 
Em questão de livre-arbítrio, só foi dado aos seres humanos (tente me provar o contrário).
SE eles têm, restam 2 teses: Que houve um outro mundo nesta Terra, antes deste, e que nele os anjos viveram como nós, mas diferente de nós, decidiram a Vida. Mas essa tese não tem base bíblica. Melhor crer que eles não tem livre-arbítrio, ou que simplesmente decidiram obedecer a deus, todos.

Gleison Elias

Bronze

 Re: Anjos não podem pecar?

por Ex-estudante TJ » Qui Mai 17, 2012 5:21 am

Obrigado pela resposta.

Estou na condição de estudante. Sempre me ensinaram que os anjos tem livre arbítrio, até que conheci os cristadelfianos. Por isso fiquei com dúvidas. Como ainda tenho alguma dificuldade em aceitar que os anjos não pecam, prosseguirei. 

Como podemos ter certeza que o versículo 2 Pedro 2:4 se refere ao ocorrido em Números 16, se não é citado o nome de Coré, e usa-se a palavra mensageiros e não sacerdotes, que seria mais apropriado para se referir ao ocorrido em Números 16?

Em 2 Pedro 2:5, logo em seguida, é feita uma referência ao mundo antigo, o episódio do dilúvio, e depois fala-se do que aconteceu com Sodoma e Gomorra. Aparentemente os fatos foram relatados em ordem cronológica. Se isso for verdade (não sei se é, estou tentando entender), então o ocorrido com os anjos no versículo 2 Pedro 2:4 aconteceu antes do dilúvio.

Além de 2 Pedro 2:4 há outro versículo que parecem falar de espíritos condenados à prisão, mas desta vez sobre espíritos que foram rebeldes antes do dilúvio:

“No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão; Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água;” - 1 Pedro 3:19-20

Se a prisão é a morte, então como Jesus ressuscitado poderia ter pregado para os rebeldes dos dias de Noé, que estavam presos (mortos)? Fico com essa dúvida. Mas se entendermos que a prisão a que foram condenados esses espíritos não é a morte, então pode ser que sejam criaturas espirituais que estão “nas cadeias da escuridão”, como aparentemente mencionado em 2 Pedro 2:4. E ainda vivos, aguardando julgamento, e receberam alguma mensagem de Jesus.

Outro versículo diz:

“E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, [Deus] reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;” - Judas 6

Pelo contexto desse versículo, parece que o mesmo assunto de 2 Pedro 2:4 é abordado, pois é citado o dilúvio novamente, Sodoma e Gomorra, punição da parte de Deus para os pecadores...

Mas o interessante é que se compararmos 1 Pedro 3:19-20 com 2 Pedro 2:4 e com Judas 6 aparentemente estão ligados. Pode ser só impressão minha já que fui ensinado assim. Mas parecem se referir ao mesmo acontecimento. Não digo que essa é a verdadeira explicação. Mas parecem se harmonizar sim, esses versículos. E por que essa não poderia ser a verdade? Por que obrigatoriamente o relato de 2 Pedro 2:4 é o mesmo de Números 16?

Salmos 103 não diz que os anjos não podem pecar. E Hebreus 1:14 também não diz que os anjos não podem pecar, diz o seguinte:

“Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?” - Hebreus 1:14

Ou seja, diz que os anjos estão a serviço de Deus. Se referindo, claro, a todos os que são fiéis a Deus.

Sobre anjos não pecarem por serem espírito isso significa que o pecado estaria literalmente na carne? Jesus não pecou mesmo em um corpo carnal. Anjos não tem carne, mas tem mente, realizam ações, podem falar . Por esses meios citados é possível pecar, e se os anjos pensam, falam, e agem, poderiam pecar se tivessem livre arbítrio e a capacidade de escolher ir contra a vontade de Deus, não importando se tem carne.

Provar que os anjos tem livre arbítrio é difícil para mim, porque estou justamente buscando a resposta para essa questão. Posso apenas especular sobre a questão e torcer para que alguém me esclareça melhor.

Mas penso da seguinte maneira. Se os anjos não tem livre arbítrio, então suas ações não são movidas por escolhas próprias. Quando louvam a Deus, o fazem mecanicamente. Que valor teria esse louvor para Deus? Ou quando os anjos aplaudiram a criação da terra... se esse ato não fosse de escolha própria dos anjos, então esse aplauso foi mecânico e não representou a vontade dos anjos em mostrar alegria e admiração. Foi um ato sem valor, como marionetes. 

Não apenas isso, mas olhando a criação vemos que os seres, quanto mais inteligentes, mais capazes são de fazer escolhas. Os anjos com certeza não são inferiores ao humanos. A bíblia diz que os homens são inferiores aos anjos, e isso deve incluir a inteligência, que naturalmente inclui a capacidade de avaliar e de tomar decisões, ou seja, livre arbítrio.

 Re: Anjos não podem pecar?

por Gleison Elias » Qui Mai 17, 2012 2:02 pm

Se for comparar com Judas 5-7, poderá observar que não está em ordem cronológica. Salmos 103:20-22 diz sim, que anjos não pecam, pois todos obedecem a Deus. Da mesma maneira, Hebreus 1:14 é claro que TODOS os anjos são enviados (nenhum é lançado) por deus para ajudar (não tentar ao pecado) os herdeiros da salvação. O pecado não está na carne, como a maioria diz. MAS, somente a carne conduz ao pecado, está sujeita a ela. O espírito, como diz Galatas 5 (obs: lá não se refere ao espirito santo de deus, essa ideia não tem base contextual, mas sim aos nossos espíritos, versus carne) tem como fruto o pecado, o espirito não peca. Jesus não pecou, mas poderia pecar. Se não estivesse sujeito ao pecado, sua morte seria em vão.
Malaquias 2:17 diz que sacerdotes sao anjos.

Gleison Elias

Bronze

 Mensagens: 23

Data de registro: Qua Mai 09, 2012 4:53 pm

 Re: Anjos não podem pecar?

por Gleison Elias » Qui Mai 17, 2012 2:10 pm

Em questão do livre-arbítrio, é com eu disse, os anjos não o tem. Os judeus costumam responder uma pergunta com outra pergunta. Então vou imitá-los. Jesus disse que quando entrarmos no Reino, depois da ressurreição, seremos iguais aos anjos. Poderemos pecar? Teremos de verdade, o livre-arbítrio? A falta de livre-arbítrio fará de nós, robôs? Marionetes? Ou adoraremos de todo coração? Reflita! 

Gleison Elias

Bronze

 Re: Anjos não podem pecar?

por Gleison Elias » Qui Mai 17, 2012 2:26 pm

A prisão é o pecado, não o Hades.
Quem pregava era Noé, na época dele (2Pedro 2:7), por meio da promessa da justiça e graça que haveria de vir, o 'espírito de Cristo' (1Pedro 1:11).

Gleison Elias

 Re: Anjos não podem pecar?

por Ex-estudante TJ » Qui Mai 17, 2012 3:52 pm

Estou refletindo no que disse, mas veja. Em 1 Pedro 3:18-20, não parece que quem pregava era Noé, o texto dá a entender que o próprio Cristo, depois de ser ressuscitado, pregou aos espíritos em prisão, aos espíritos que tinham sido rebeldes na época do dilúvio.
Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;

No qual também foi [em espírito], e pregou aos espíritos em prisão;

Os quais [os espíritos em prisão] noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água;

1 Pedro 3:18-20

Os Salmos falam bem dos anjos, de todos os anjos, realmente. Mas penso que talvez, por ser um texto de louvor ou para ser cantado, esteja se referindo aos anjos fiéis, sem entrar em detalhes sobre os rebeldes.

Jesus realmente disse que os ressuscitados serão iguais aos anjos, mas em que sentido? Aqui eu refleti no texto com a sua ajuda.

Jesus parece falar que seremos iguais aos anjos no sentido de sermos imortais! Já que a morte obrigatoriamente anula os casamentos (o contexto era o casamento após a ressurreição) ele estava falando sobre a questão da vida eterna. 

Tentei seguir seu raciocínio. Aquilo que é imortal, não peca. E se os anjos são imortais, eles não pecam.

Mas tem um porém. Adão também foi criado sem pecado e imortal, mas depois de ter se rebelado, tornou-se mortal. Os anjos foram criados sem pecado e enquanto se conservarem assim, serão imortais. Pelo menos essa é a visão de quem crê que anjos podem ser destruídos. Todos os textos que falam de anjos como sendo imortais podem ser entendidos como se essa imortalidade estivesse condicionada a obediência a Deus.

Poderemos pecar? Após a ressureição, se conservarmos nosso livre arbítrio, haverá a possibilidade de pecarmos. Embora sejamos imortais enquanto não pecarmos.

Teremos de verdade, o livre-arbítrio? Imagino que sem livre arbítrio nossas decisões não seriam guiadas por escolhas pessoais e isso tiraria o sentido de louvar e obedecer por vontade própria.

A falta de livre-arbitrio fará de nós, robôs? Marionetes? Ou adoraremos de todo coração?  Para ser adorador de coração temos que desejar e escolher ter essa atitude. Sem o poder de escolha, o ato seria mecânico, como se não houvesse outra possibilidade.

Ex-estudante TJ

Bronze

 Re: Anjos não podem pecar?

por Bereano » Qui Mai 17, 2012 4:31 pm

Certamente Cristo não pregou a anjos ou anjos caídos pois : "Ele, evidentemente, não socorre anjos, mas socorre a descendência de Abraão." (Heb. 2:16)

- Como Gleison mencionou, os anjos todos fazem a vontade de Deus. E não esqueçamos que Cristo prometeu que os Santos um dia seriam como os anjos, se os anjos podem pecar quer dizer que os santos imortalizados também poderão pecar, não anularia isso o sacrifício de Jesus?

- Temos também Paulo mencionando em Gál.5 as obras da carne e o fruto do espírito. Sabemos que os anjos não são carne (ou seja humanos). 

- Jesus ensinou os discípulos a orar dizendo "Seja feita tua vontade na terra assim como no céu" mostrando que quando ele ensinou isso a vontade de Deus era feita no céu. 

- Isso do livre-arbítrio são noções humanas. Os anjos podem fazer o que quiserem segundo a sua natureza permite. Por exemplo, sabemos que Deus não pode mentir isso quer dizer que Ele não pode fazer o que quer? Simplesmente a sua natureza é santa/espiritual logo não mente ou peca.

- Em Génesis temos no relato sobre a vinda do Dilúvio Javé culpando os humanos, e o mesmo acontece por toda a Bíblia.

Bereano

Re: Anjos não podem pecar?

por Ex-estudante TJ » Sex Mai 18, 2012 12:41 pm

Certamente Hebreu 2:16 não entra em contradição com a ideia de que Jesus pregou aos anjos rebeldes (se isso for verdade).

Foi dito:

"Ele, evidentemente, não socorre anjos, mas socorre a descendência de Abraão."

Mas uma pregação nem sempre significa um socorro, pode ser apenas um anúncio. Jesus poderia ter feito um anúncio aos anjos rebeldes após ser ressuscitado.

"E não esqueçamos que Cristo prometeu que os Santos um dia seriam como os anjos, se os anjos podem pecar quer dizer que os santos imortalizados também poderão pecar, não anularia isso o sacrifício de Jesus?"

Talvez não, porque o sacrifício de Jesus foi uma expiação para pecados cometidos no passado que resultou em uma descendência de pecadores. E não um sacrifício que teria como objetivo acabar com o livre arbítrio.

Os frutos da carne e do espírito descritos em Gálatas 5 são apenas comparações sobre duas tendências. Por exemplo, eu não sou espírito, sou carne, mas sou capaz de exercer os frutos do espírito. Trata-se de uma comparação de tendências baixas com tendências elevadas, não são restrições daquilo que o espírito consegue ou não consegue fazer. Pelo menos assim entendo.

"Jesus ensinou os discípulos a orar dizendo "Seja feita tua vontade na terra assim como no céu" mostrando que quando ele ensinou isso a vontade de Deus era feita no céu."

O versículo completo diz: "Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;" - Mateus 6:10

Jesus estava falando do reino e não da vontade. Não tem como esse versículo significar que na terra perderemos nosso livre arbítrio. A vontade de deus sempre é feita, mesmo se houvesse rebeldes, Deus agiria contra eles e sua vontade continuaria sendo feita. 

"Isso do livre-arbítrio são noções humanas. Os anjos podem fazer o que quiserem segundo a sua natureza permite. Por exemplo sabemos que Deus não pode mentir, isso quer dizer que Ele não pode fazer o que quer? simplesmente a sua natureza é santa/espiritual logo não mente ou peca."

Isso é muito interessante. Então na verdade você disse que os anjos tem livre arbítrio, mas escolhem sempre seguir a Deus. É isso? Se for isso perceba que isso não é a mesma coisa que não ter livre arbítrio. A diferença é sutil, mas existe. Se A pode escolher entre as opções 1 e 2, e escolhe sempre a opção 1, então A é diferente de B que tem apenas a opção 1. O primeiro faz uma escolha, o segundo não. O primeiro tem livre arbítrio, o segundo não. É por isso que Deus tem libre arbítrio, embora faça apenas escolhas boas. Se os anjos não tem livre arbítrio, e isso não é dito na bíblia, então quando louvam a Deus não o fazem por escolha. São como robôs. Talvez ter livre arbítrio seja requisito para amar, obedecer e servir com sinceridade. Pode ser que Deus não seja capaz de pecar, não por ser espírito, mas porque sabe fazer sempre as melhores e mais sábias escolhas.

- Em Génesis temos no relato sobre a vinda do Dilúvio Javé culpando os humanos, e o mesmo acontece por toda a Bíblia.

SIm, é verdade. Mas como eu posso entender o versículo que fala que Jesus ressuscitado pregou para espíritos rebeldes dos dias de Noé?

"Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito; No qual também foi [em espírito], e pregou aos espíritos em prisão; Os quais [os espíritos em prisão] noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água;

1 Pedro 3:18-20

 Fonte: O Bereano