Curso sobre fé - Lição 01 - Definição da fé

CAPITULO 01 -  Definição da fé

 O que é fé ?

  1. “Fé (do hebraico: emunah; do grego: pistia e do latim: Fides= fidelidade) é a firme convicção de que algo seja verdade, sem nenhuma prova palpável de que este algo seja verdade, pela absoluta confiança que depositamos neste algo ou alguém” (Wikipédia)
   2. "Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem". (Hb 11:1)

   3. “É a convicção segura de que alguma coisa que nós queremos vai acontecer. É a certeza de que o que nós esperamos está nos aguardando, ainda que o não possamos ver adiante de nós.” (BV)

  4. A fé é a certeza das coisas pelas quais esperamos, a prova da realidade das coisas que ainda não podemos ver (Tradução Inglesa de Williams) -[Enciclopédia – Volume 2 – P. 693]

  a- Não creio que possa haver melhor definição para a fé do que as próprias escrituras nos fornecem em Hebreus 11.1.
    b- Primeiramente, as Escrituras nos apontam para uma certeza de que sucederá o que esperamos; e, em seguida, nos apontam na direção de que nossa esperança e convicção devem ser baseadas em fatos.

    c- Esta é uma palavra chave para o entendimento da fé: "FATOS".       

    1) Assim, antes de entendermos bem  o que é fé, precisamos entender também o que é um fato. (veremos sobre fato no capitulo 07)

    2) Apesar do conceito de fé existir nas escrituras desde os primeiros dias da raça humana, a palavra "fé", do hebraico "emunáh", só é traduzida pela primeira vez nas escrituras, com este sentido, no livro de Hc conforme aparece a seguir: 2:4 "Eis aqui um soberbo, sua alma não é reta nele; e um justo (que) em sua fé viverá".                                     

  5. A palavra "emunáh", com outros sentidos, como fidelidade, confiança, lealdade, etc, é utilizada anteriormente ao livro de Hc; contudo, para este estudo, nos interessa o conceito de fé, conforme o texto de Hc nos apresenta.

    a- Percebemos que a fé, como menção nas Sagradas Escrituras, é posterior à Torah (Lei), onde ela não ocorre com este sentido, porém anterior ao Novo Testamento, embora seja um conceito estabelecido muito antes de sua primeira ocorrência escritural.

    b- 'Abel' é o primeiro homem referido nas escrituras, em Hebreus 11.4, com referência ao exercício da fé.

     1) Isto é anterior a qualquer acontecimento terreno mencionado as Sagradas Escrituras, após a queda do homem.
e- A palavra hebraica "emunáh" traz em si diversos significados, que de forma alguma estão separados da fé, quais sejam:

     2) veracidade, sinceridade, honradez, retidão, fidelidade, lealdade, seguridade, crédito, firmeza e verdade.

     3) Diante de todos estes significados, podemos compreender melhor as razões pelas quais a Bíblia nos diz que sem fé:  "emunáh, pista, fides" é impossível agradá-lO.