Curso sobre fé - Lição 02 - A fé e seus estágios

CAPITULO 02 - A FÉ EM ESTáGIOS

(Para melhor entendermos, vamos estudar O conceito da palavra “crescer”, em matéria de fé, tendo a ver como desenvolvimento em qualidade e não em quantidade) 

   1. Ausência da fé:

   a- Mc 6:5-6  “Não pôde fazer ali (em Nazaré) nenhum milagre, senão curar uns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos. v6  Admirou-se da incredulidade deles. Contudo, percorria as aldeias circunvizinhas, a ensinar”. Mt 13:58  “E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles”.

   c- Mc 16:14  “Finalmente, apareceu Jesus aos onze, quando estavam à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, porque não deram crédito aos que o tinham visto já ressuscitado”.

  3. Uma vez tendo uma medida de fé, pode ser desenvolvida - Lc 17:3-5 “Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe. v4  Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe. v5  Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé”. = (desenvolva-nos a fé)

    a-  Para vivermos bem com o próximo precisamos ter uma fé madura ou desenvolvida ...(Gl 5. 22,23). => Fé como fruto do Espírito que é o AMOR...

  4. A fé se desenvolve em etapasLc 17:6  “Respondeu-lhes o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá”.                                                                 a- Mc 11:23  “porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele”.

    b- Mt 17.20  “E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez  da vossa fé (fé não desenvolvida). Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível”.

    c- Deus vela pela sua palavra - Jr 1:12  Disse-me o SENHOR: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.

    d- Precisamos deste tipo de fé  (fé não desenvolvida não resolve muito)

   e- Fé como a semente de mostarda –  Mt 17.20  “E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé (fé desenvolvida). Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda,(fé desenvolvida), direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível”

    1) Em outra versão diz: “se você tem fé que desenvolve como um grão de mostarda...”

    f- Fé que desenvolve  Pode  remover montanhas e ver cumprido Mc 16.17-18

   g-  A nossa fé deve ser como a semente de mostarda, desenvolve e fazer diferença

    1)  Em Mt 13:31-32 Jesus disse:  “Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda, que um homem tomou e plantou no seu campo;  o qual é, na verdade, a menor de todas as sementes, e, crescida, é maior do que as hortaliças, e se faz árvore, de modo que as aves do céu vêm aninhar-se nos seus ramos.                                         

   h- Pouco desenvolvimento da  fé faz poucas coisas;

   i- Devemos viver de fé em fé  - Rm 1:17  “visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé”.

  j- Para remover montanha precisamos de uma fé madura, 100% desenvolvida –  1Co 13:2  “Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé,(=toda a fé, plenamente desenvolvida) a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei”. – Vemos aqui a importância, antes de tudo, do amor. Como mencionei anteriormente sobre a graça. A graça, na verdade, é o amor em ação. É a extensão do amor. (veja sobre a graça,...)

    1) Tg 1.6 “Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. v7 Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa;”

    l- Jesus disse:  “... Por causa da pequenez (fé pouco desenvolvida) da vossa fé” Mt 17:16-20 “Apresentei-o a teus discípulos, mas eles não puderam curá-lo. v17  Jesus exclamou: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-me aqui o menino. v18  E Jesus repreendeu o demônio, e este saiu do menino; e, desde aquela hora, ficou o menino curado. v19  Então, os discípulos, aproximando-se de Jesus, perguntaram em particular: Por que motivo não pudemos nós expulsá-lo? v20  E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé (fé pouco desenvolvida). Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, (fé desenvolvida) direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível”.

    1) No grego  a palavra é “Incredulidade”  significa: pequena,  pouca ou nenhuma fé;                         

  5. Deus dá uma medida de fé – Rm 12:3  “Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida  [ou semente] da fé que Deus repartiu a cada um”.

    a- Essa medida de fé ainda não é desenvolvida...     

    b- Jesus é o autor e executor (consumador) da fé Hb 12:2  “olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus....

    c-  A fé  começa nele e volta para ele.

    d- A palavra medida vem do grego “MENTRON” que significa: “uma porção limitada” (pouco desenvolvida)                       

    eA fé  em todos aspectos é um dom - Ef 2:8  Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;  v9  não de obras, para que ninguém se glorie

    f- Como fruto do Espírito => Gl 5:22  “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade [pistis= fé ou fidelidade], v23  mansidão, domínio próprio...”                                                                      

    e- Vemos as expressões:=>pequenez, toda a fé, medida, dom, semente e [pequena fé Mt 6.31] ”. Tudo isso mostra claramente os estágios da fé...                                                                   

  6. Há dois tipos de fé entre os quais precisamos fazer distinção:

    a- Fé como Dádiva ou dom - 1Co 12.9  “a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curarEsta é a fé SUPREMA

     1) Ef 2.8,9 “...mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus”

    b- E A FÉ DESENVOLVIDA -  que começa com uma semente...

     1) Começa com 5% e vai até 100%...não podemos fazer com 5% o que se exige 80%.

    2) As vezes se manifesta a fé suprema de 100%, quando na fé em desenvolvimento, temos somente 5%. E permanecemos com os 5% por toda a nossa vida, mas sempre lembrando daquela manifestação sobrenatural.

    3) A nossa vida de fé não deve ser embasada na fé suprema como dom, que se manifesta de vez em quando, e sim na desenvolvida. Buscando o desenvolvimento dela até atingir 100%

    4) Hoje pode se manifestar na sua vida a fé suprema e um grande milagre pode acontecer, e amanhã voltar tudo ao normal da fé em desenvolvimento.

  a- Podemos fazer qualquer coisa na nossa fé desenvolvida, desde que não exceda o seu percentual..

  b- Somente quando temos uma fé crescida ao 100%  nada nos será impossível  (Mt  17.20)

     1) Mas na fé suprema algo impossível pode acontecer, mas apenas uma vez  ou mais na vida...

  7. A FÉ SE DESENVOLVE PELA OBEDIENCIA

    a- Rm 1:17  visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.

    b- Só podemos ir de  gloria em glória indo de fé em fé “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito” (2Co 3.18).

     1) A fé desenvolvida nos traz aumento da revelação da glória de Deus...

    c- Há um potencial muito grande em uma semente viva:

     1)  O principio do desenvolvimento da fé pode ser ilustrado numa historia muito interessante do túmulo do Rei Tut  (Abreviatura do termo Tutankan Hamom)è Ele era um famoso faraó egípcio enterrado por volta de 1357 AC numa sepultura – pirâmide extremamente rebuscada.  A sepultura foi   descoberta  em 1922 dC... 3279 anos  depois. Dentro dela , entre os seus tesouros, foram encontrados mel, trigo e milho...è Os arqueólogos plantaram aquelas sementes e elas nasceram e houve uma grande colheita de trigo e milho... Tudo que precisou para crescer foi um ambiente propício e adequado...

    d- Vejamos Três elementos essenciais para o desenvolvimento da fé:

       O que fazemos com a semente da fé determina se ela vai desenvolver ou vai ficar sozinha  “Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto” (Jo 12:24)

      1)  Alimento = (solo fértil) Para a semente natural se desenvolver é necessário alimento, com a fé também é assim...

        a) Nos alimentamos com a palavra de Deus “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo). Ouvir neste caso significa  “percepção auditiva no aspecto espiritual” (Rm 10:17)

      2) Água = Obediência da Palavra de Deus è a desobediência  impede o crescimento da fé....Um exemplo de  Ralph Mahoney, que começou com 8 dólares por semana com a sua esposa e hoje a sua missão  orça milhões de dólares... por mês ....

      3) Sol  - amar a Deus – Um dos ingredientes essenciais para o desenvolvimento da fé é o amor, a Deus e ao próximo (Mt 22.37-40) “... Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor”(Gl 5.6).

    e- Podemos resumir que esses três elementos também, são imprescindíveis para o crescimento da fé e são: Ouvir (conhecer), Obedecer e amar (colocá-la em ação).

       A obediência a Deus é a prova do nosso amor a ele: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.  v24  Quem não me ama não guarda as minhas palavras...” (Jo 14.21, 24).                                                1) A fé, portanto, cresce pela obediência que flui do nosso amor por Jesus, em resposta ao que ouvimos da palavra de Deus.    

  8. A fé se desenvolve pelo ouvir:  “E, assim, a vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo(Rm 10:17)

    a- Já falamos que o “ouvir” aqui vai alem do “ouvir intelectual”. Tem  a ver com o (conhecer e obedecer)

    c- Deus fala pela Palavra escrita; “Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim” (At 17:11)

    d- Deus fala pela Palavra falada; “Outra razão ainda temos nós para, incessantemente, dar graças a Deus: é que, tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes (1Ts 2:13)

    1) Quando Pedro curou o coxo da porta formosa, a fé se manifestou naquele homem pela palavra falada por Pedro: “Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!” (At 3:6  )

    2) Deus nunca fala conosco, no sentido subjetivo, que não esteja de acordo com a palavra dele.

    3) Não devemos, em hipótese nenhuma, rejeitar a sua palavra: “e ao clangor da trombeta, e ao som de palavras tais, que quantos o ouviram suplicaram que não se lhes falasse mais” (Hb 12:19) , “Ao amanhecer do terceiro dia, houve trovões, e relâmpagos, e uma espessa nuvem sobre o monte, e mui forte clangor de trombeta, de maneira que todo o povo que estava no arraial se estremeceu] v25  Tende cuidado, não recuseis ao que fala. Pois, se não escaparam aqueles que recusaram ouvir quem, divinamente, os advertia sobre a terra, muito menos nós, os que nos desviamos daquele que dos céus nos adverte (Êx 19:16,25),

    4) Esteja em sintonia com Deus para ouvir a sua voz; (não precisa procurar em outro lugar, senão na palavra de Deus).

  9. A fé desenvolve, também, através do falar – [repetindo: esses três ingredientes, também, são imprescindíveis para o desenvolvimento na fé e são: Ouvir, Obedecer e falar]. Acrescentamos aqui “o dizer” ou “falar”=> “Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus; porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele” (Mc 11:22.23).

    a- A tradução literal do original é; “Tende a fé de Deus” 

     1) A fé de Deus é uma fé que age pelo falar. (Gn 1:6 E disse Deus: Haja firmamento no meio das águas e separação entre águas e águas.... v9  Disse também Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez... v11  E disse: Produza a terra relva, ervas que dêem semente e árvores frutíferas que dêem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim se fez. v14  Disse também Deus: Haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos... v20  Disse também Deus: Povoem-se as águas de enxames de seres viventes; e voem as aves sobre a terra, sob o firmamento dos céus... v21  Criou, pois, Deus os grandes animais marinhos e todos os seres viventes que rastejam, os quais povoavam as águas, segundo as suas espécies; e todas as aves, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom... v24  Disse também Deus: Produza a terra seres viventes, conforme a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selváticos, segundo a sua espécie. E assim se fez. v26  Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.  v28  E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra....v29 E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento.

[Hb 11:3  Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem]

Jo 1.1No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. v2 Ele estava no princípio com Deus. 3Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. 4A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. 5A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela”.

  10. Portanto a fé pode ser desenvolvida:

    a- pelo ouvir (conhecimento) da Palavra
"Porque: Todo aquele que invocar o Senhor será salvo. Como pois invocarão Aquele em Quem não creram? e como crerão nAquele de Quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? assim como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam boas novas! Mas nem todos deram ouvidos à Preciosa Mensagem; pois  como 'Isaías' diz:  quem deu crédito à nossa pregação?  “Logo a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus, o Messias". - Rm 10:13-17
    b- A fé, nesse exemplo,  entra em nossos corações pelos ouvidos, e não pelos olhos. Não é vendo que cremos, mas sim ouvindo.

     1) É claro, precisamos entender que quando dizemos que a fé entra no coração pelos ouvidos, e não pelos olhos, o que estamos realmente dizendo é que não podemos e não devemos ver os fatos para crer neles, mas apenas tomar conhecimento sem ver, para então termos fé. (pode entrar, também, pela visão, quando a lemos)

     2) Como ouvirão, se não há quem pregue? Isto é básico e bastante lógico, porque se não houver quem nos dê conhecimento dos fatos, como poderemos tomar conhecimento deles?

     3) Como crerão nAquele de Quem não ouviram falar? Isto é básico e lógico, também, uma vez que para crermos, precisamos tomar conhecimento dos fatos. Não poderemos nunca crer em Deus, se nunca tivermos ouvido falar dEle. “...Como invocarão Aquele em Quem não creram?”  Logo, a fé vem pelo ouvir; e o ouvir pela palavra de Deus.

    c- Obediência a palavra - Se queremos ter nossa fé desenvolvida, é necessário ouvir a palavra de Deus. Quanto mais a verdade dos fatos fizer parte integrante de nosso coração, mais desenvolvida será a nossa fé.

     1) Contudo, não é somente pelo conhecimento dos fatos que a fé vem, porque o próprio profeta Isaias diz: "Quem deu crédito à nossa pregação?".

      a) Para que a fé brote em nós, não só é preciso tomarmos conhecimento dos fatos, como também nos submetermos espiritualmente a eles, ou seja, nos submetermos à palavra de Deus, sabendo que Ele é fiel e não pode mentir.

      b) A submissão à palavra de Deus é composta de duas partes muito importantes: A primeira parte é dar crédito. A segunda parte é retirar a dúvida.
    d- Pode ser desenvolvida pelo falar

    e- Pode ser desenvolvida, ainda, pela comunhão com Deus...

 A fé pode ser deficiente se não for desenvolvida: “orando noite e dia, com máximo empenho, para vos ver pessoalmente e reparar as deficiências da vossa fé?”(1Ts 3.10). veja mais aqui e , aqui