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Curso sobre fé - Lição 03 – A fé Suprema (DOM)

CAPITULO 03A FÉ SUPREMA (DOM)

  1. A definição de fé SUPREMA nos traz duas palavras com entranhado sentido de integridade ou inteireza, quais sejam: "certeza" e "convicção". As palavras "certeza" e "convicção" implicam diretamente em um total de 100% de crença e 0% de dúvida. Se alguém tiver 1% de dúvida, já não tem certeza e nem convicção, porque só estará crendo 99%.

   a- Do mesmo modo que outras boas qualidades espirituais como pureza, santidade e justiça, a fé possui a característica de que resulta da retirada de algo "impuro".

   b- É simples entendermos que a pureza é o resultado da ausência de impurezas, do mesmo modo que a santidade é o resultado da retirada completa do que seja profano; a justiça é a retirada completa de toda injustiça ou impunidade.

   c- Quando as escrituras dizem que fomos lavados com água pela palavra, é claro que "ser lavado" não significa receber algo em nós, mas, pelo contrário, retirar algo de nós.

   d- A roupa lavada é aquela da qual foi retirada a sujeira, e não aquela à qual foi adicionada limpeza. Para se ter algo limpo, nós não "adicionamos limpeza", mas sim, retiramos sujeira.

  e- Os conceitos escriturais de pureza, santidade, justiça e fé(nesse sentido) são sempre absolutos, e não percentuais ou relativos.

    1) Se algo é "99% puro", então não é puro, mas sim impuro.

    2) Se algo é "99% justo", então não é justo, mas sim injusto.

    3) Aquilo que é "99% santo", certamente não é santo, mas sim profano, porque todas as boas qualidades espirituais implicam em integridade, integralidade, 100%.

   f- Do mesmo modo, a fé suprema resulta de uma integralidade da crença com total ausência de dúvida.

    1) Quem tem "99% de certeza", não tem certeza, e portanto, não tem fé suprema.   

    2) Quaisquer percentuais de crença e dúvida presentes em uma pessoa representa ausência de fé suprema, porque, por definição, a fé suprema é o resultado de 100% de crença com 0% de dúvida.

    3) É a diferença do "eu acho" para o "eu sei".

    4) Qualquer um que tenha algum percentual de dúvida em seu coração, só poderá dizer "eu acho"; somente quem não tiver nenhum percentual de dúvida em seu coração poderá dizer "eu sei".
   g- A melhor figura para nos auxiliar a explicarmos esta questão é a do copo que tem areia até a metade, e o resto está com água.

    1) De nada adianta colocar mais e mais água nesse copo, porque ele não ficará mais cheio de água do que já está. Para que ele tenha mais água dentro dele é preciso que se retire areia primeiro.

   h- É muito interessante atentar para o ensinamento de Jesus aos seus discípulos quando, após um fracasso, eles Lhe pedem para que sua fé seja aumentada.

    1) Jesus conduz a conversa para um grão de mostarda, a menor de todas as sementes, algo que é muito pequeno em tamanho, mas com poder de operar coisas muito grandes.

   i- A questão que fica muito clara é que não se trata de qual "quantidade", mas sim de qual "qualidade".

    1) Se a fé for realmente fé suprema, com 0% de dúvida, um grão de mostarda é suficiente para operar grandes coisas.

    2) E aqui nós vemos a diferença entre e fé e a dúvida , porque crer é dar crédito a um fato, e duvidar é retirar crédito desse fato.

   j- Fé suprema é quando damos crédito a um fato, sem retirar nenhum crédito desse fato.

    1) A dúvida enfraquece sobremodo o poder espiritual, pelo fato de que contamina a crença, criando percentuais de crença e dúvida, o que desfaz a integridade e desfaz a fé.

    2) Crença e dúvida, misturadas em quaisquer percentuais, não é fé suprema, por definição.

“Eu realmente só amo a Deus, na proporção em que amo a pessoa que menos amo” (Dorothy Day) 

Pr Aramisio Borges 

Natural de Goiânia, Go. Mora em SP desde 1983, servo de Deus a serviço de sua obra, Pastor há mais de 35 anos, teólogo, professor de Teologia e psicólogo; é responsável pela  MCDI - Ministério Cristão de Discipulado e Integração e pelo Instituto Exousia. Procura amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmo, ama a família, a obra de Deus, seus amigos, a vida!  Na medida do possível procura ser amigo de todos e na mesma medida, procura ter paz com todos os homens.  Procurando sempre resolver todas as pendências. Tem procurado estar de bem com Deus, consigo mesmo e com o próximo. Tem um grande interesse pelo bem-estar do ser humano, principalmente no que se refere ao seu relacionamento com o Criador. Não é perfeccionista, mas gosta do melhor possível. Não é dogmático, mas gosta de ter uma posição definida em relação aos temas e doutrinas da Bíblia. Não chegou ainda, aonde quer, mas sebe onde deve chegar e esforça-se para isso. Gosta de se relacionar com o ser humano, procurando sempre o melhor nas pessoas, mesmo que possa se surpreender com pior. Sabe que toda pessoa rotulada como ruim tem um lado positivo e toda considerada boa, tem um, pelo ao menos um, aspecto negativo. Assim é com todos. Considera o conhecimento e o envolvimento com a Soberana Graça de Deus como imprescindível para o cristão e entende que, para viver nessa plena graça precisa, antes de tudo, viver no pleno mover do Espirito Santo. E sem essa Graça ninguém seria salvo, pois foi nessa base da graça que Deus, soberanamente, nos elegeu em Cristo antes da fundação do mundo. 

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