O Diabo e Satanás: Novo Testamento

O Diabo e Satanás: Novo Testamento


No Capítulo 24 estudamos o uso das palavras “diabo” e “satanás” no Antigo Testamento. Estas palavras são usadas com algumas diferenças no Novo Testamento. Para além de serem usadas no seu sentido ordinário, também são usadas simbolicamente. Tem que ler o contexto para determinar o significado.

Passagem em foco: Mateus 4:1-11

Jesus tinha acabado de receber o poder do Espírito Santo e considerava como deveria usá-lo. No deserto, foi tentado a usar o poder para as suas próprias necessidades, popularidade e poder. Com sucesso venceu estas tentações e saiu delas mais forte e capaz de usar corretamente esse poder. A Bíblia descreve as tentações como vindo do “diabo” e “Satanás”.
1. Diga quais são as três tentações mencionadas e porque foram uma tentação para Jesus. Você seria tentado por estas três tentações?
2. De que montanha é possível ver “todos os reinos do mundo e a glória deles”(v. 8)?
3. Quem poderia dar a Jesus “todos os reinos do mundo e a glória deles”(v. 8-9)?
4. Existe algo mais na passagem que sugira que não é inteiramente literal?
5. Explique a ideia de que o “diabo” aqui é usado como símbolo do próprio pensamento de Jesus. É uma explicação razoável para o que é descrito?
6. O que significa o diabo o ter deixado (v. 11)?

A fonte do pecado


Vimos nos Capítulos 16 e 17 que a tentação para pecar vem de dentro de nós. Tiago diz-nos

Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.
 (Tiago 14-15)


Semelhantemente, Paulo escreveu:

...quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim... Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim. (Romanos 7:17,21)

Assim, o que nos previne de fazer o bem é o que Paulo chama de “pecado que habita em mim”.

Jesus foi tentado como qualquer outro ser humano, exceto que ele não pecou. Assim as suas tentações, como as nossas, devem ter vindo de dentro. (Hebreus 4:15)

Um símbolo para o nosso desejo de pecar

No Novo Testamento, ambos o diabo e Satanás são usados como símbolo da pecaminosidade humana e a nossa tendência para pecar. Isto é visto na descrição de Jesus no deserto. Na passagem de Romanos acima citada, uma ideia similar é usada onde Paulo descreve a sua tendência humana para pecar como “pecado que habita em mim”.

Em Hebreus diz-nos que quando Jesus,

por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo.
 (Hebreus 2:14)


Compare isto com as palavras encontradas um pouco mais adiante em Hebreus:

[Jesus] se manifestou uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pecado.(Hebreus 9:26)

Ambos os versículos dizem-nos a mesma coisa: o poder do pecado foi destruído quando Jesus morreu porque podemos ser perdoados através do seu sacrifício. O primeiro versículo faz sentido se pensarmos no diabo como símbolo da tendência humana para pecar.

Agora compare estes dois versículos:

Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores (1 Timóteo 1:15)

Se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo. (1 João 3:8)

Mais uma vez, os versículos dizem a mesma coisa, O diabo é um símbolo da tendência humana para pecar e as obras do diabo são os pecados que cometemos. Estes são destruídos quando somos perdoados, e assim pecadores arrependidos são salvos.

Falsos acusadores


A palavra traduzida “diabo” no Novo Testamento é a palavra Grega diabolos que significa “falso acusador”. Algumas vezes é traduzida “diabo”, mas noutros lugares é traduzida “maldizente” ou “caluniador”. Consegue ver que palavra é diabolos nos seguintes versículos? 

Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem. 
(Tito 2:3)


Da mesma sorte, quanto a mulheres, é necessário que sejam elas respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo. (1 Timóteo 3:11)

Jesus chamou Judas de “diabo”:

Replicou-lhes Jesus: Não vos escolhi eu em número de doze? Contudo, um de vós é diabo. Referia-se ele a Judas, filho de Simão Iscariotes; porque era quem estava para traí-lo, sendo um dos doze.
 (João 6:70-71)


Judas era um diabo porque traiu Jesus.

Adversários

Algumas vezes “satanás” é usado no Novo Testamento para significar um adversário ou oponente, assim como no Antigo Testamento. Por exemplo, Jesus descreveu Pedro como um “Satanás” quando Pedro tentou persuadi-lo que não morreria:

E Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo, dizendo: Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá. Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens. (Mateus 16:22-23)

___________________________________________
Algumas passagens relevantes

Onde diabolos não é traduzido “diabo”: 1 Timóteo 3:11; 2 Timóteo 3:1-3; Tito 2:3.
Onde “diabo” é uma pessoa ou um grupo de pessoas: João 6:70-71; 1 Pedro 5:8; Apocalipse 2:10.
Onde o “diabo” é um símbolo da tendência humana para pecar: Mateus 4:1-11; Mateus 13:39; 25:41; Lucas 4:1-13; 8:12; João 8:44; 13:2; Atos 13:38; 13:10; Efésios 4:27; 6:11; 1 Timóteo 3:6-7; 2 Timóteo 2:26; Hebreus 2:14; Tiago 4:7; 1 João 3:8.
Onde “Satanás” é uma pessoa ou um grupo de pessoas: Mateus 16:23; Marcos 8:33; Romanos 16:20; 2 Coríntios 11:14; 1 Tessalonicenses 2:18; Apocalipse 2:9,13.
Onde “Satanás” é um símbolo da tendência humana para pecar: Mateus 4:10; Marcos 1:13; 4:15; Lucas 10:18; Atos 5:3; 26:18; 1 Coríntios 7:5; 1 Timóteo 5:15; Apocalipse 20:2,7.
___________________________________________

Sumário

1. Satanás é algumas vez usado no Novo Testamento para significar um adversário ou oponente, assim como no Antigo Testamento.
2. Um diabo no Novo Testamento é um falso acusador ou caluniador.
3. Ambos “diabo” e “Satanás” são usados como símbolos da tendência humana para pecar.

Para refletir

1. A Bíblia usa o diabo como uma “personificação” do nosso desejo humano para pecar. Ou seja, fala disto como se fosse um ser. De que outras personificações na Bíblia consegue se lembrar? [Alguns exemplos para lhe dar uma ajuda: veja Provérbios 9:1; Mateus 6:24; João 8:34; Apocalipse 6:8; Romanos 7:14-25.]
2. Porque a Bíblia fala da nossa tendência humana para pecar como se fosse um ser vivo?
3. Explique Apocalipse 20:1-3 usando a ideia do diabo/Satanás como símbolo da nossa tendência humana para pecar.
4. Leia a parábola do joio em Mateus 13:24-30 e a explicação de Jesus em Mateus 13:36-43.
(a) O que é o diabo aqui?
(b) Quem são o joio e quem é o trigo?
(c) O que é o campo?
(d) Quando será removido o joio?
(e) O que é a colheita?

Para investigar mais

1. As seguintes questões podem ter mais que uma resposta correta. Fale de suas respostas com outra pessoa.
(a) De onde vem o pecado?
A. De uma força maligna no mundo?
B. De um poderoso ser maligno?
C. Herdamos de nossos pais?
D. De uma força maligna na natureza humana?

(b) O que é “satanás” na Bíblia?
A. Um poderoso ser maligno?
B. A serpente no jardim do Éden?
C. Um adversário ou inimigo?
D. A nossa tendência humana para pecar?

(c) O que é o “diabo” na Bíblia?
A. Um poderoso ser maligno?
B. A serpente no jardim do Éden?
C. A nossa tendência humana para pecar?
D. Um falso acusador?

2. Leia a carta para Esmirna em Apocalipse 2:8-11. Quem era Satanás? Quem era o diabo?
3. Nas cartas de Paulo, ele descreve algumas pessoas como “entregues a Satanás”. Encontre todos os lugares onde isto é mencionado. O que acha que ele quer dizer?

 Fonte: Os Cristiadelfianos