⇒  See the language on the left-hand flag ⇐

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

ONLINE
1






O que é a verdade?

O que é a verdade?

Essa foi a pergunta que Pilatos fez a Jesus. Ele não perguntou o que é verdade, mas o que é “a” verdade. Essa pergunta requer uma resposta plena da verdade, ou seja, uma definição de toda a verdade, não de partes dela  “Perguntou-lhe Pilatos: Que é a verdade? Tendo dito isto, voltou aos judeus e lhes disse: Eu não acho nele crime algum” (Jo 18.38). Podemos ver que Pilatos não esperou a resposta. Nesse mesmo evangelho Jesus disse: “Eu sou o caminho e a verdade e a vida” (Jo 14.6) e disse mais ainda: “e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8.32).

Aqui temos a maior pergunta de todos os tempos que continua, ainda, sem o conhecimento da resposta. Não que ela não tenha resposta, mas a resposta não é conhecida por quase ninguém. Essa verdade inclui a resposta para todas as demais interrogações. Somente Deus  (pai Filho Espírito santo e sua palavra, contem toda essa verdade em toda a sua plenitude. Mas quem conhece a Deus, Jesus, Espírito Santo e a palavra de Deus no sentido absoluto? Ninguém!

Pelo que Jesus disse, a nossa libertação é proporcional ao nosso conhecimento da verdade, da verdade absoluta. Toda humanidade por meio de seus vários temas e seguimentos conhecem em parte essa verdade, mas não toda.

A verdade absoluta é única e é composta por todos os fragmentos em todos os seguimentos. E não há ninguém, senão Deus, que inclui tudo, pois ele é essa verdade absoluta.

Encontramos parte dessa verdade em todos os temas de estudos: Na teologia, no campo da psicologia, da matemática, da física, da astronomia e em todas as demais áreas no campo cientifico. Mas a questão é: Em algum desses seguimentos os estudiosos podem dizer: conhecemos toda a verdade? Não, ninguém pode dizer isso, pois não é verdade.

Alguém pode dizer, mas se Deus em Jesus, Espirito Santo e em sua palavra é a verdade, então é só o conhecermos, que conhecemos toda a verdade. É verdade, mas quem o conhece na extensão de absolutismo?  Ninguém! Por isso ninguém, entre nós,  pode alegar ser detentor de toda a verdade.

Somos todos estudiosos, pesquisadores e no mesmo tempo ignorante no que se refere à verdade absoluta. Juntamos um pouco daqui, um pouco dali; um pequeno fragmento aqui outro ali, (mais valioso do que pipitas de ouro, ou diamante), para agregar mais informação ao ínfimo conhecimento que já temos.

Por mais de 40 anos tenho pesquisado e estudado a Bíblia intensamente pelos cursos de teologia que já fiz e pelas pesquisas intensas que faço, somente para descobrir  que a Bíblia , este livro que usamos, não contem toda a verdade. Ela contem a verdade, mas não toda a verdade. Quando o cânon da Bíblia foi feito, havia mais de 2.400 documentos para serem analisados e admitidos no cânon ou rejeitados. Eu pergunto, quem eram os homens que fizeram parte dessa escolha? Eram infalíveis? Ou como nós? Quem garante que a escolha não foi manipulada?  Como sempre fazem os homens. Sabemos sem sobre de dúvida que, existem escritos que deveriam está inserido na nossa Bíblia hoje e não estão, e outros que não deveriam estar e estão. Então não é e nem contem toda a verdade. Com isso fica muito mais difícil para nós que procuramos conhecer A VERDADE.

Como já disse, a verdade é uma só dentro de tudo que está escrito e de todas descobertas cientificas. Não existe, como aprendi há muitas décadas dentro da teologia, que toda verdade é paralela. Porque só existe uma verdade, e ela é sagrada e libertadora. Continua.  

“Eu realmente só amo a Deus, na proporção em que amo a pessoa que menos amo” (Dorothy Day) 

Pr Aram Borges 

Sou natural de Goiânia, Go. Moro em SP desde 1983. Formei-me em teologia em Belém do Pará, e depois faculdade de teologia e psicologia em SP.  Pastorei em vários lugares do Brasil: Pará, São Paulo, Brasília, Goiânia, Palmas e São Pulo Novamente.  Sou um buscador contumaz da verdade, nunca me conformei com nada menos que a verdade. Depois de tantos anos pertencendo ao sistema religioso, observando a vida e a mensagem de todos os que, também, fazem parte  do mesmo sistema, tanto leigos quanto clérigo; sempre percebi  que a verdade pregada e vivida era sempre relativa, e não transforma de fato, a ninguém. O novo nascimento que se prega, não é verdadeiro; é um equívoco enorme. Praticamente ninguém nasce de novo, talvez um em um milhão, (não estou julgado), mas foi o que eu sempre vi e vejo. Você não? Seja sincero!  As coisas velhas nunca mudam, pois não há nova criatura. Veja neste site o que penso hoje. Continuo buscado, a jornada é longa e o caminho é infinito. Devemos ser sempre buscadores. Mas para trilhar um caminho é preciso dar o primeiro passo. Só depois de 40 anos tentado enveredar-me por esse infinito caminho da jornada eterna, eu pude dar o  primeiro passo. Quando buscamos a verdade com empenho e vamos descobrindo aos poucos, sofremos muitos impactos. Crenças e paradigmas precisão ser quebrados. E isso custa muito caro para nós. Dogmas e crenças arraigados provocam profundo sofrimento no processo emocional. Por isso a maioria prefere se apegar em suas crenças antigas, sem nunca examiná-las em profundidade, do que ter que romper com elas. Quase sempre essas crenças e dogmas são passados  de geração para geração de milênio a milênio e são aceitos sem questionamento. Jesus disse: Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. De que verdade Jesus está falando, você já pensou nisso?  Essa verdade da qual Cristo fala é a verdade pura e cristalina, sem a manipulação do homem. Onde se pode consegui-la? Essa verdade não é encontrada em livros, sejam eles quais forem, nem em dogmas e crenças humanas. Ela só pode ser encontrada no íntimo de cada de nós. Esse íntimo é um lugar sagrado, onde só você e Deus acessam. Ninguém pode manipular ou deturpá-la, por isso a verdade emana  de uma forma plena e confiável.

*************

NOSSOS ARTIGOS

 Leia as Cartas de Cristo

Iluminação, Comunhão e Unidade

◊ Seu cérebro tem um botão “delete” capaz de apagar memórias e pensamentos indesejáveis e aqui está como usá-lo >>>Baixar

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará"

  Jesus Fala do Reino de Deus no Átomo - Física Quântica

 O Processo de Criação da Matéria

 Separação e Integração

◊  A Resposta do Mundo Para nós é o Resultado de Nossa Reação a Ela

◊  O Relacionamento é Um Mistério

◊   Sobre site O eu no Caminho Infinito – NA PRÁTICA

◊  Vigilância eterna é preço da liberdade

◊  Deixe a verdade ser revelada do interior

◊  Cura e Ensino Andam de Mãos Dadas

◊  Todo problema Tem uma Resposta Específica

◊  Deus fala através da consciência individual

◊  Liberdade Espiritual

◊  Atingir o estado de: Deus é tudo

◊  Verdade Específica é Universalmente Verdadeira

◊  Cumprimento – Realização

◊  Cura Sem Argumento Mental

◊  Dissolução do Sentido Material Destrói Suas Formas

◊  Erro é o sentido Material Aparecendo Como Forma

◊  Atingindo Sucesso na Cura Espiritual

◊  A Crença em Dois Poderes é o Único Mal

◊  O Essencial é o Contato Com Deus

◊  Uma maior atividade do Caminho Infinito

◊  Outros Artigos do Mesmo Autor

 ◊  A Realização de Deus Dissolve o Sentido Material