⇒  See the language on the left-hand flag ⇐

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

ONLINE
2





Testsssss


O que é graça?

O que é graça?

Rev. Ronald Hanko

 Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto*

O que é graça? Falamos freqüentemente da graça soberana ou da graça salvadora, mas sabemos realmente o que é graça? É evidente que alguns não sabem. Eles falam de “graça comum”, sugerindo que Deus é gracioso para com todos. Se realmente soubessem o que é graça, não pensariam que a mesma é comum. Outros afirmam que Deus não pode ser gracioso, se ele não salvar todo o mundo, ou pelo menos der a todos uma chance. Se soubessem o que é graça, não pensariam dessa forma.

Podemos não saber tão bem quanto pensamos o que é graça. Sabemos que a graça é um atributo de Deus? Sabemos que Deus é gracioso em si mesmo, e seria gracioso mesmo que nunca tivesse nos criado, mesmo que ninguém fosse salvo? Mesmo então, a graça seria um atributo de Deus, uma de suas belezas. Ele ainda seria gracioso, mesmo que não fôssemos os objetos e recipientes de sua graça.

Esse é o significado quando dizemos que graça é um atributo de Deus. A graça não somente caracteriza os tratamentos de Deus para conosco. Ela pertence ao que ele é, e ele pode deixar de ser gracioso tanto quanto pode deixar de ser Deus Todo-Poderoso.

Freqüentemente definimos graça como “favor imerecido”. Embora não seja incorreto, não é uma definição completa de graça. Essa descrição descreve apenas a graça de Deus para conosco, e enfatiza o fato que sua graça salvadora é livre e soberana – que ele não a deve a ninguém. Mas não nos diz o que a graça é como um atributo de Deus.

Como a definição comum sugere, ela é favor de Deus; portanto, quando dizemos que graça é um atributo de Deus, queremos dizer que Deus é favorável para consigo mesmo.

Isto é, sem dúvida, simplesmente dizer que Deus ama a si mesmo em primeiro lugar e deseja sua própria gloria acima de todas as coisas, algo que a Escritura ensina claramente. A palavra graça também tem o significado de encanto ou beleza, especialmente um encanto ou beleza interior, que é evidente em tudo da conduta e fala de uma pessoa. Assim, falamos de pessoas sendo graciosas, ou de sua fala ou conduta sendo graciosa (Pv. 11:16; Cl. 4:6). A própria Escritura fala de certas pessoas achando graça ou favor (sendo bela) aos olhos de Deus (Gn. 6:8; Lucas 1:30).

Quando dizemos que Deus é gracioso, queremos dizer que em tudo da sua glória, ele é belo e encantador acima de tudo o mais, e que a beleza de sua pureza e glória interior brilha em todas as suas ações e palavras. Assim, ele encontra favor aos seus próprios olhos. Como três pessoas em um Deus, ele ama a si mesmo e as suas obras acima de tudo e considera sua obra incomparavelmente encantadora. Isso é o que é graça como um atributo de Deus.

Não é humilhante pensar que Deus não precisa de nós para ser gracioso? Ele é para sempre gracioso em si mesmo, e seria mesmo que não tivesse salvo ninguém.  Que ele salvou é, portanto, uma grande maravilha e algo pelo qual nunca deveríamos cessar de agradecê-lo.

 

Fonte: Doctrine according to Godliness, Ronald Hanko, Reformed Free Publishing Association, p. 48-9.

 

********

 NOSSOS ARTIGOS

 Leia as Cartas de Cristo

Iluminação, Comunhão e Unidade

◊ Seu cérebro tem um botão “delete” capaz de apagar memórias e pensamentos indesejáveis e aqui está como usá-lo >>>Baixar

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará"

  Jesus Fala do Reino de Deus no Átomo - Física Quântica

 O Processo de Criação da Matéria

 Separação e Integração

◊  A Resposta do Mundo Para nós é o Resultado de Nossa Reação a Ela

◊  O Relacionamento é Um Mistério

◊   O eu no Caminho Infinito – NA PRÁTICA

◊  Vigilância eterna é preço da liberdade

◊  Deixe a verdade ser revelada do interior

◊  Cura e Ensino Andam de Mãos Dadas

◊  Todo problema Tem uma Resposta Específica

◊  Deus fala através da consciência individual

◊  Liberdade Espiritual

◊  Atingir o estado de: Deus é tudo

◊  Verdade Específica é Universalmente Verdadeira

◊  Cumprimento – Realização

◊  Cura Sem Argumento Mental

◊  Dissolução do Sentido Material Destrói Suas Formas

◊  Erro é o sentido Material Aparecendo Como Forma

◊  Atingindo Sucesso na Cura Espiritual

◊  A Crença em Dois Poderes é o Único Mal

◊  O Essencial é o Contato Com Deus

◊  Uma maior atividade do Caminho Infinito

◊  Outros Artigos do Mesmo Autor

 ◊  A Realização de Deus Dissolve o Sentido Material

A Consciência da Presença de Deus Faz Toda a Diferença na Nossa Vida

 Impossível evoluir sem começar pelo autoconhecimento 

Liberdade do despertar da consciência

◊ Uma pergunta que a teologia não pode responder

Meu Perfil

“Eu realmente só amo a Deus, na proporção em que amo a pessoa que menos amo” (Dorothy Day)     

Pastor, Teólogo, Psicólogo, Conferencista e 
Formação em Coaching (Coach).

Sou natural de Goiânia, Go. Moro em SP desde 1983. Formei-me em teologia em Belém do Pará, e depois faculdade de teologia e psicologia em SP.  Pastorei em vários lugares do Brasil: Pará, São Paulo, Brasília, Goiânia, Palmas e São Pulo Novamente.  Sou um buscador contumaz da verdade, nunca me conformei com nada menos que a verdade. Depois de tantos anos pertencendo ao sistema religioso, observando a vida e a mensagem de todos os que, também, fazem parte  do mesmo sistema, tanto leigos quanto clérigo; sempre percebi  que a verdade pregada e vivida era sempre relativa, e não transforma, de fato, a ninguém. O novo nascimento que se prega, não é verdadeiro; é um equívoco enorme. Praticamente ninguém nasce de novo, talvez um em um milhão, (não estou julgado), mas foi o que eu sempre vi e vejo. Você não? Seja sincero!  As coisas velhas nunca mudam, pois não há nova criatura. Veja neste site o que penso hoje. Continuo buscado, a jornada é longa e o caminho é infinito. Devemos ser sempre buscadores. Mas para trilhar um caminho é preciso dar o primeiro passo. Só depois de 40 anos tentado enveredar-me por esse infinito caminho da jornada eterna, eu pude dar o  primeiro passo. Quando buscamos a verdade com empenho e vamos descobrindo aos poucos, sofremos muitos impactos. Crenças e paradigmas precisão ser quebrados. E isso custa muito caro para nós. Dogmas e crenças arraigados provocam profundo sofrimento no processo emocional. Por isso a maioria prefere se apegar em suas crenças antigas, sem nunca examiná-las em profundidade, do que ter que romper com elas. Quase sempre essas crenças e dogmas são passados  de geração a geração de milênio a milênio e são aceitos sem questionamento. Jesus disse: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". De que verdade Jesus está falando, você já pensou nisso?  Essa verdade da qual Cristo fala é a verdade pura e cristalina, sem a manipulação do homem. Onde se pode consegui-la? Essa verdade não é encontrada em livros, sejam eles quais forem, nem em dogmas e crenças humanas. Ela só pode ser encontrada no nosso íntimo. O nosso íntimo é um lugar sagrado, onde somente nós e Deus podem acessar. Ninguém pode  invadi-lo para corromper e manipulá-lo, por isso a verdade emana dele  de uma forma plena e confiável. Você já parou para pensar que sua mente pode estar condicionada a ensinamentos milenares, mas que não expressam a verdade?  Pense nisso, qual a garantia que você tem em relação a verdade que sua mente condicionou? 

*********

“Procuro o lado bonito de cada pessoa, suas especialidades, sua luz, as qualidades internas mais  profundas e  reais, atrás das sombras, das fraquezas. Aceito cada uma com sentimento de perdão e misericórdia no meu coração, substituindo as criticas e a visão dos defeitos  por pensamentos que irradiam ausência de julgamento,  e conscientemente gero energia positiva, ajudando a transformar a atmosfera ao meu redor. Crio uma nova forma de pensar gerando paz e contentamento”.

wink wink laughing