LIÇÃO 01 - NOÇÃO BÁSICA DA BÍBLIA E A FÍSICA QUÂNTICA
- A Bíblia– Nesta lição, não vamos nos aprofundar muito sobre esse assunto, não por não ser imensamente importante, (pois vamos usar a Bíblia, direta ou indiretamente, em todo o curso), mas por ser mais conhecida do que a o assunto que vamos trazer, para a maioria de nós. Podemos resumir a Bíblia como o livro mais importante e lido, de toda a história do mundo, e que por sua vez contem revelações de Deus ao homem. Ela está dividida em AT com 39 livros e NT, com 27. Com um total de 66 livros, ou 73 (na Bíblia católica). Com 929 capítulos no AT e 260 no NT e o total em toda a Bíblia de: 1.189. Com 23.214 versículos no AT e 7.959 no NT, com um total em toda a Bíblia de 31.173 versículos. É o livro mais lido do mundo já por longos anos...
a- Mas não devemos ignorar a importância da ciência no processo espiritual, principalmente no que se refere a nossa fé. Tudo que há em nós, e no universo, e que se pode estudar, (e o que não se pode estudar, o que foi descoberto e o que ainda não foi descoberto, mas será; e ainda o que nunca será descoberto),
1) Se sem ele nada do que foi feito se fez, então isso inclui tudo e não exclui nada.
2) A ciência apenas descobre o que já está feito desde antes e depois da fundação do mundo.
3) Os cientista não inventam nada, eles descobrem e juntam as descobertas para fazer funcionar qualquer tecnologia avançada.
b- Muitas coisas vamos ver neste estudo, que no passado eram consideradas coisas místicas, hoje pode ser estudas em laboratórios pela ciência.
c- Vamos fazer um rápido comentário aqui sobre Física Quântica, pois vamos precisar dela mais na frente – Só para se ter uma pequena noção.
1) Essa é uma vertente da ciência, cujos cientistas, porém, não todos, chegaram a conclusão da existência de um criador do Universo e de tudo que nele há.
2) Claro que o formato de Deus (ou criador), que eles assimilaram, não é o mesmo da concepção cristã.
- a) Eles acreditam em um Deus integrado ao Universo, isto é, um com o universo, não fora dele.
- b) Os cristãos, creem em um Deus como pessoa fora do Universo, espaço e do tempo, criador dos mesmos. Mas eles, pela ciência, estão perto da concepção dos cristãos.
- c) Entendo que quando a Bíblia dize que fomos criados à imagem e semelhança de Deus, não quer dizer que Deus tem um corpo como o nosso. A imagem e semelhança tem a ver com a parte espiritual nossa, colocada em nós quando fomos criados. Tem a ver com o nosso espírito/alma e não com um corpo físico.
d- Por isso vamos levar em consideração e estudar, nesse curso, a Física Quântica também. Claro que os místicos e exotéricos chegaram na frete e estão explorando a Física Quântica há muito tempo, dentro da visão e compreensão deles, porque os cristãos, são retraídos em todo assunto que a Bíblia não trata de uma forma clara e direta.
e- Tenho, particularmente, visto a importância de estudarmos esse assunto, associando-o com os estudos da espiritualidade, dentro da nossa compreensão.
1) Há mais de 100 anos somos beneficiados pela Física Quântica, em quase todos os nossos elétricos eletrônicos. Toda a nossa telecomunicação. Isso ninguém pode negar. Se não fosse a física quântica, não haveria hoje: rádio, celular, TV, telefone, cartão magnético, gps e todo o sistema de comunicação avançado.
- A ciência quântica, uma disciplina da física- Ou a mecânica quântica, é a teoria física que obtém sucesso no estudo dos sistemas físicos cujas dimensões são próximas ou abaixo da escala atômica, tais como moléculas, átomos, elétrons, prótons e de outras partículas subatômicas, muito embora também possa descrever fenômenos macroscópicos em diversos casos. A Mecânica Quântica é um ramo fundamental da físicacom vasta aplicação. A teoria quântica fornece descrições precisas para muitos fenômenos previamente inexplicáveis tais como a radiação de corpo negro e as órbitas estáveis do elétron. Apesar de na maioria dos casos a Mecânica Quântica ser relevante para descrever sistemas microscópicos, os seus efeitos específicos não são somente perceptíveis em tal escala. Por exemplo, a explicação de fenômenos macroscópicos como a superfluidez e a supercondutividade só é possível se considerarmos que o comportamento microscópico da matéria é quântico. A quantidade característica da teoria, que determina quando ela é necessária para a descrição de um fenômeno, é a chamada constante de Planck, que tem dimensão de momento angular ou, equivalentemente, de ação.
a- A mecânica quântica recebe esse nome por prever um fenômeno bastante conhecido dos físicos: a quantização. No caso dos estados ligados (por exemplo, um elétron orbitando em torno de um núcleo positivo) a Mecânica Quântica prevê que a energia (do elétron) deve ser quantizada. Este fenômeno é completamente alheio ao que prevê a teoria da física clássica.
b- A Ciência Quântica, ou seja, a Mecânica Quântica é a parte da física que estuda os sistemas onde não valem os conceitos usuais da mecânica clássica, tais como os de trajetória e o de distinguibilidade de partículas idênticas (aliás, ambos os conceitos são intimamente relacionados). Usualmente estuda o movimento de partículas muito pequenas, ou seja, em nível microscópico. Entretanto, efeitos há que ocorrem a nível macroscópico (ver adiante). O conceito de partícula "muito pequena", mesmo que de limites muito imprecisos, relaciona-se com as dimensões nas quais começam a ficar evidentes efeitos como a impossibilidade de conhecer com infinita acuidade e ao mesmo tempo a posição e a velocidade de uma partícula (veja Princípio da incerteza de Heisenberg), entre outros. Os ditos efeitos chamam-se "efeitos quânticos". Assim, a Mecânica Quântica é a que descreve o movimento de sistemas nos quais os efeitos quânticos são relevantes. Experimentos mostram que estes são relevantes em escalas de até 1000 átomos. Entretanto, existem situações onde mesmo em escalas macroscópicas os efeitos quânticos se fazem sentir de forma manifestamente clara, como nos casos da supercondutividade e da superfluidez. A escala que regula em geral a manifestação dos efeitos quânticos é o raio de Bohr.
c- Diferença entre mecânica quântica e física quântica.
A diferença é que a Mecânica Quântica é a teoria física que obtém sucesso no estudo dos sistemas físicos cujas dimensões são próximas ou abaixo da escala atômica, tais como moléculas, átomos, elétrons, prótons e de outras partículas subatômicas, muito embora também possa descrever fenômenos macroscópicos em diversos casos. A mecânica quântica recebe esse nome por prever um fenômeno bastante conhecido dos físicos: a quantização. No caso dos estados ligados (por exemplo, um elétron orbitando em torno de um núcleo positivo) a Mecânica Quântica prevê que a energia (do elétron) deve ser quantizada.
Já a Física Quântica descreve as interações entre matéria e energia em pequena escala – como a estrutura do átomo e o movimento das partículas atômicas. A base da Física quântica é a Teoria da Energia, do alemão Max Planck, e resulta de várias pesquisas sobre a estrutura do átomo, a radiatividade e a ondulatória. Antes os físicos achavam que a energia poderia ser dividida infinitamente, como acontece com uma medida – sempre é possível dividir um milímetro em frações ainda menores. Mas no caso da energia há um limite nessa divisão.
d- A busca da causalidade do movimento de que são dotadas as substâncias, na Física aristotélica, segue-se pois, no mecanicismo da Física iluminista, a procura de uma nova forma de causalidade, a chamada causalidade necessária que subjaz à noção de ordem natural das coisas e cujas leis, como se disse, é tarefa da Física estabelecer, pelo estabelecimento das relações entre os fenômenos que dão concretude à ordem natural e pela demonstração empírica, através de experimentos, dessas relações.
e- Tinha-se nesse momento a sensação de que a Física havia concluído sua tarefa e que, excetuando-se alguns aspectos que era preciso ainda costurar, a ciência chegara às portas da grande Resposta. Mas aí, e nesse momento se tem o marco da terceira fase da evolução da Física, Max Planck, em 14 de dezembro de 1900, anuncia, na Sociedade Berlinense de Física, que a energia não é emitida e tampouco absorvida continuamente, mas sim na forma de pequeninas porções discretas chamadas quanta, ou fótons, cuja grandeza é proporcional à frequência da radiação. Nascia a Física Quântica e consolidavam-se as mudanças de concepção que já vinham sendo anunciadas desde os fins do século XIX. (Wikipédia)
Veja mais aqui. Para se entender um pouquinho mais, veja o filme "Quem Somos Nós" aqui (1 e 2, sobre o filme "Quem Somos Nós", quero adiantar que o propósito é conhecer um pouco no que se refere a Física Quântica, não no que diz respeito a Deus, pois nesse última aspecto, eles, os cientistas do filme, têm um posicionamento muito diferente do que entendemos pela Bíblia.
Próxima lição