LIÇÃO 03 - COMO É CHAMADO O ESPÍRITO HUMANO NA BÍ

 LIÇÃO 03  -  COMO É CHAMADO O ESPÍRITO  HUMANO NA BÍBLIA E NA FÍSICA QUÂNTICA

   1. Na Bíblia o espirito humano é chamado de coração, homem interior, ou alma. De acordo com a Bíblia o espírito é essa parte que veio de Deus, por isso é eterna. É parte de Deus.

    a- O espírito humano é uma palavra identificada no hebraico como “Ruah”, e no grego por “Pneuma” e reconhecido em Latim por “espiritus”. Todas estas palavras significam: sopro, vento, respiração e fôlego de vida.

   2. Não vamos definir aqui, de acordo com a física quântica, o espirito humano, por não haver uma definição clara; mas podemos entender que o subconsciente é a mente do espirito. O espírito é reconhecido por muitas crenças como “Eu profundo”, “ e “eu superior”  e que está conectado com a Inteligência Infinita ou “consciência inteligente, que seria Deus. Concordamos com essa definição, uma vez que o espírito é o centro de comunhão com Deus, o infinito e supremo em tudo.

   3. Sem entrar em muitos detalhes em relação o todo de um ser humano, podemos entender, sem chocarmos o que conhecemos da Bíblia, que o homem é um ser espiritual.

    a- Por mais de 3 décadas, estudei e ensinei, de acordo com a teologia sistemática, que o homem é um ser tricotômico (isto é, um composto por três dimensões, divididas como a seguir:

     1) Espírito, alma e Corpo. Em resumo, e começando com o corpo, seria a sede dos cinco sentidos; a alma, seria a sede das emoções e intelecto e o espirito seria a sede espiritual, o centro da comunhão com Deus.

     2) Não está de tudo errado, mas posso entender hoje de uma forma mais simples como se segue:

      a) Somos dicotômicos (compostos por duas dimensões apenas). Temos um corpo, como se pode saber facilmente, composto com os membros funcionais e tangíveis e os 5 sentidos.

        (1) E temos um espirito, invisível e intangível e esse espírito contem a alma. Quando uma pessoa morre seu espirito sobre-existe por toda a eternidade, como a alma inerente a ele.

        (2) Assim como o nosso corpo terreno ou físico tem suas faculdades ligadas a sua mente (nesse caso, mente consciente que depende do cérebro para interagir), bem como, visão, audição, etc., o espirito também detém essas faculdades (só que nesse caso, dependem da mente subconsciente). Não vemos, não ouvimos e nem sentimos como os nossos olhos, ouvidos ou tatos, mas com a nossa mente.

        (3) Todas as nossas funções dependem da mente.

        (4) O nosso espirito também é um corpo. Paulo disse que “Também há corpos celestiais e corpos terrestres; e, sem dúvida, uma é a glória dos celestiais, e outra, a dos terrestres... Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual... Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos; e, como é o homem celestial, tais também os celestiais... E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial” (1Co 15.40,44, 48,49).

   É verdade que aqui, antes de tudo, Paulo está tratando da ressurreição e consequentemente dos corpos após a ressurreição; mas esse corpo que se manifestará após a ressurreição, já está em nós agora. É o nosso espírito. A diferença é que agora esse corpo espiritual é apenas espirito; depois da ressurreição ele adquire matéria. Podemos lembrar de Jesus depois de sua ressurreição. Ele mandou que tocassem nele e disse, veja o texto:  "v37 Eles, porém, surpresos e atemorizados, acreditavam estarem vendo um espírito. v38 Mas ele lhes disse: Por que estais perturbados? E por que sobem dúvidas ao vosso coração? v39 Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e verificai, porque um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. v40 Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. v41 E, por não acreditarem eles ainda, por causa da alegria, e estando admirados, Jesus lhes disse: Tendes aqui alguma coisa que comer? v42 Então, lhe apresentaram um pedaço de peixe assado [e um favo de mel]. v43 E ele comeu na presença deles" (Lc 24).

      Antes da sua morte ele podia ser tocado no físico, ele tinha um corpo físico; entre a morte e a ressurreição, ele tinha um corpo espiritual que não podia ser tocado pelos homens por estarem na dimensão física; mas depois da ressurreição, seu corpo espiritual já com a matéria, podia ser tocado também. Quando estamos nesta dimensão precisamos de um corpo físico para interagir com ela, mas a nossa predominância é do espirito. Somos um espírito que tem um  corpo físico. Quando deixamos esta dimensão o nosso espirito, na ressurreição ou arrebatamento, assume o corpo e então passamos ser apenas um corpo espiritual com matéria e que tem uma alma. Agora somos espirito e corpo, mas só o corpo é visto; depois da ressurreição o espirito é visto em um com o corpo. Não haverá mais separação entre espírito e corpo, os dois serão apenas uma dimensão.

        (5) Vejamos o que Jesus disse em Lucas sobre o rico e o mendigo:

”v19 Ora, havia certo homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo e que, todos os dias, se regalava esplendidamente. v20 Havia também certo mendigo, chamado Lázaro, coberto de chagas, que jazia à porta daquele; v21 e desejava alimentar-se das migalhas que caíam da mesa do rico; e até os cães vinham lamber-lhe as úlceras. v22 Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado. v23 No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio. v24 Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. v25 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro igualmente, os males; agora, porém, aqui, ele está consolado; tu, em tormentos. v26 E, além de tudo, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que querem passar daqui para vós outros não podem, nem os de lá passar para nós. v27 Então, replicou: Pai, eu te imploro que o mandes à minha casa paterna, 28porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de não virem também para este lugar de tormento. v29 Respondeu Abraão: Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos. v30 Mas ele insistiu: Não, pai Abraão; se alguém dentre os mortos for ter com eles, arrepender-se-ão. v31 Abraão, porém, lhe respondeu: Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos”. (16.19-31).

        (6) Observe, é mencionado em relação ao rico que ele tinha: olhos, língua, sentimento e memoria. Em relação a Lázaro, foi mencionado que ele tinha dedos. Claro que nem todos os membros foram mencionados, mas se mencionasse apenas um, seria o bastante para sabermos que eles têm corpos. Corpos espirituais, pois os terrenos estavam sepultados.

        (7) Vejamos o que Paulo e Pedro disseram: “Porque, no tocante ao homem interior,(espirito) tenho prazer na lei de Deus... Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior (corpo) se corrompa, contudo, o nosso homem interior (espirito) se renova de dia em dia... iluminados os olhos do vosso coração, (Paulo traduz aqui, espírito por coração), para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos ...Para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior (seu espírito)” (Rm 7.22; 2Co 4.16; Ef 1.18; 3.16). Seja, porém, o homem interior do coração, (espírito) unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus” (1Pe 3.4).

        (8) No tocante a oração Paulo disse: “Porque, se eu orar em outra língua, o meu espírito ora de fato, mas a minha mente (meu entendimento, meu consciente) fica infrutífera... Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente... E, se tu bendisseres apenas em espírito, como dirá o indouto o amém depois da tua ação de graças? Visto que não entende o que dizes;” (1Co 14.14-16). Essa linguagem estranha é do subconsciente no espírito.

        (9) A fé é ver o invisível, com os olhos do espírito (Hb 11.27). Isto é, ver na dimensão espiritual, mesmo quando não se vê nada no plano da visão física (Foi o caso do moço de Eliseu, - Orou Eliseu e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos para que veja. O SENHOR abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu - 2R 6.17).

          (a) Esse olhos não eram os olhos físicos, pois esses já estavam abertos.

          (b) Davi orou para que Deus desvendasse os olhos do seu espírito, veja: “Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei” (Sl 119.18).

        (10) Resumindo: a mente do nosso corpo é a mente consciente e a mente do nosso espírito é a mente subconsciente. A alma é parte do espírito e nela está o sentimento, emoções e intelecto. E a mente, consciente e subconsciente, dependem do cérebro para interagir com o corpo físico, mas não está no cérebro. O cérebro é apenas a conexão do espírito e o subconsciente com o corpo.

   4. Nosso estudo girará em torno mais do subconsciente (no espirito).

   5. O pensamento cristão não pode ignorar o aspecto científico dos temas mais importantes da nossa existência.

    a- A Filosofia e a psicologia, por exemplo, estão intrinsecamente integradas e arraigadas na nossa vida cotidiana. Ninguém pode negar isso. 

    b- Vamos, a propósito, repetir muitas e muitas vezes sobre o consciente e o subconsciente e suas definições, bem como suas implicações nas nossas vidas e nosso comportamento. Isso para que se fixe bem esse ensinamento, pois desta compreensão vai depender o sucesso prático do nosso curso. 

   6. Entendemos que há uma dimensão espiritual, que não depende de religião, nem tão pouco e necessariamente, de uma ação direta do Espírito Santo. Essa dimensão está disponível a qualquer pessoa neste mundo, independentemente de uma fé cristã e bíblica. E pode ser chamada de quarta dimensão.

    a- Essa dimensão é extrafísica e  só pode ser acessada pelo espírito com o subconsciente, que é a sua mente.

    b- Nessa dimensão estão os recursos  que nos possibilitam chamar a existência qualquer coisa que desejamos.

     1) Há nessa dimensão um arquivo de memoria, ou conhecimento, contendo todas as informações de tudo que já aconteceu e vai acontecer no universo - Lá é atemporal.

    c- Tudo que temos materializado no nosso mundo físico, tem o seu protótipo ou arquétipo lá.

    d- Pelo pensamento com insistência e em profundidade geramos lá, através do nosso subconsciente, o arquétipo, antes de o consolidarmos ou materializarmos aqui.

    e- Os meios para acessarmos o nosso subconsciente e através dele esta dimensão, é através de meditação avançada, pensamentos com imagens, sentimento, emoção e repetições com nosso consciente e hipnose. 

     1) “Energia semelhante atrai energia semelhante”. Na realidade, nossos pensamentos e sentimentos são responsáveis por nossa energia. 

      a) E é a nossa energia a responsável por aquilo que atraímos.

      b) O primeiro conceito é que a Lei da Atração é uma lei física. O segundo conceito diz que a nossa energia é a grande responsável por aquilo atraímos para nossas vidas.

     2) Albert Einstein criou a fórmula que diz: e = mc² => [Energia (e) é igual à massa (m) vezes velocidade da luz (c) ao quadrado].

      a) Traduzindo para o português, isso quer dizer que qualquer coisa que possui energia, possui massa. E vice-versa.

     3) Agora vamos pegar outra lei física muito famosa A Lei da Gravitação Universal de Isaac Newton. Ela diz que"Dois corpos atraem-se com força proporcional às suas massas [...]”

      a) Isso quer dizer que, tudo o que possui massa, possui força de atração. E o que a fórmula de Einstein nos ensinou? Que tudo que tem energia, tem massa.

      b) Então, podemos concluir que, tudo aquilo que possui energia tem massa e força de atração!

      c) O nosso pensamento é energia e toda energia tem massa, possui força de atração.

      d) Não é o bastante pensar positivamente, tem que deixar a energia fluir.

       (1) Cada um de nós produz de 20 a 70 mil pensamentos por dia, já pensou se todos atraíssem alguma coisa para nós?!

       (2) Mas somente aqueles pensamentos nos quais demoramos, refletimos, gostamos, maquinamos, desejamos e meditamos, vão gerar energia para atrair alguma coisa, positiva ou negativa nas nossas vidas. (É como diz aquele velho adágio: “Não podemos impedir que  um pássaro pose na nossa cabeça; mas podemos impedir que ele faça ninho”).

     4) Uma outra forma interessante para acessarmos o nosso subconsciente é orar em línguas estranhas. Quando oramos em línguas estranhas é o nosso espirito que ora. E quando fazemos isso acessamos essa dimensão espiritual, e muitas coisas tremendas começam acontecer.

      a) A língua estranha pode ser falada, também, no estado de hipnose.

     5) De acordo com a Bíblia essa é a linguagem do nosso espírito, não necessariamente, do Espírito Santo.

      a) Pois pessoa em estado hipnótico, mesmo sem ser cristã, fala línguas estranhas.

     5) Veja o que está narrado na Bíblia: “v2 Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios. v4 O que fala em outra língua a si mesmo se edifica... v13 Pelo que, o que fala em outra língua deve orar para que a possa interpretar. v14 Porque, se eu orar em outra língua, o meu espírito ora de fato, mas a minha mente (consciente) fica infrutífera. v15 Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente (1Co 14.2,4,13,14,15).

    f- Qualquer pessoa que acessar essa dimensão pode operar milagres, independentemente se é ou não cristã. Na Ásia, sabemos que os monges operam milagres, mesmo sem crer em Jesus.

     1) Deus deixou todos os recursos nesta dimensão para todo homem, assim como na nossa dimensão física ele deixou todos os recursos disponíveis a toda pessoa que nela vive, independentemente de suas crenças, credos e fé. Veja o que está escrito na Bíblia: “para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos (Mt 5.45).  

 


                                     Lição Anterior <<<>>> Próxima Lição