Lição 23 – DOE-SE, SEMPRE!
1. Por que separei um capitulo para tratar exclusivamente deste assunto, dentro do contexto do sucesso em tudo e prosperidade?
2. Na verdade, o sucesso é muito abrangente, envolve todas às áreas da nossa vida pessoal, de relacionamento e profissional. Não se pode considerar sucesso o bom desenvolvimento somente em uma área destas; se não estiver associada com as outras.
3. A doação tem a ver com o sucesso em toda a sua extensão. Ninguém pode desejar ser bem sucedido, em qualquer uma das áreas, a não ser que tenha a predisposição para doar. Mesmo porque na lei da semeadura, tudo que se planta se colhe e se não se planta nada, não se colhe nada. E a qualidade da colheita é estritamente compatível à espécie da semente semeada.
4. Se semeamos abrolhos, erva daninha, espinheiros ou outras plantas indesejáveis, a colheita será equivalente.
5. Mas por outro lado, se semearmos as sementes de todas as espécies de plantas agradáveis, também, do mesmo modo colheremos.
6. Portanto, devemos semear tudo de bom e colheremos tudo de bom. Quando falamos de doação não nos referimos apenas no que tange os recursos financeiros, não, mas também no que se refere a tudo de bom que há em nós.
7. Devemos semear alegrias, paz, harmonia, bons conselhos, perdão e tudo o que pudermos fazer de bom. O ser humano é muito versátil, sempre tem algo bom para doar.
8. Não, ninguém é tão vazia que não tenha algo para doar. Comece neste ponto e vai ampliando na medida em que vai se tronando mais generoso. Comece nas pequenas coisas, fazendo com alegria e atenção. Até mesmo uma informação a alguém que esteja passando na rua, se você pode dar.
9. Qualquer boa ação, por menor que seja, vai te fazer sentir-se melhor. Sejamos altruístas em tudo! Quando damos um presente a alguém ou fazemos um bem qualquer, por menor que seja, nos sentimos melhor do que a própria pessoa. Experimente isso hoje!
10. Na Bíblia tem as instruções motivadoras nesse sentido, se não veja:
“Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber” (At 20.35).
“Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão...” (Lc 6.38).
“Seja generoso porque o que você der a outros acabará voltando para você” (Ec 11.1 - BV).
11. Paulo disse dentro deste principio, em 2Co 9: v6 E isto afirmo: aquele que semeia pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará. v7 Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria. v8 Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra, v9 como está escrito: Distribuiu, deu aos pobres, a sua justiça permanece para sempre. v10 Ora, aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça, v11 enriquecendo-vos, em tudo, para toda generosidade...”.
a- “Não vos enganeis; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna” (Gl 6.7,8).
1) Aqui fica claro que precisamos semear também nos aspecto espiritual, pois o que se semeia para a carne (ou seja, na esfera secular, material), semeia-se sabendo que é transitório, mesmo sendo de valor imensurável, quando se semeia o bem. O semear na carne tem dois aspectos, um positivo, quando se trata de fazer o bem ao próximo; e outro negativo, quando se trata de fazer o mal. Nesse último aspecto também tem colheita certa.
2) Veja essa escritura: “pois aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisto não há acepção de pessoas” (Cl 3.25). Mas o que semeia no espírito (esfera espiritual), será por toda a eternidade, tem valor eterno.
3) Sucesso e prosperidade estão, repito, estritamente ligados ao altruísmo, generosidade. Isso é amor e o amor é dar-se de si mesmo ao próximo. Quando Deus quis mostrar a humanidade o seu amor ele doou o que tinha de melhor, seu filho. No Evangelho de João está escrito: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). “de tal maneira”, que dizer, de uma forma que não pode ser mensurada, não pode ser entendida, compreendida.
4) Veja também que Paulo disse: “Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. E conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus” (Rm 5.6-8; Ef 3.19).
5) E quando Jesus, também, quis mostrar o seu amor a nós, ele doou-se a si mesmo a cada um de nós, (individualmente, mesmo se só você ou somente eu, estivesse lá, ele teria morrido da mesma forma, ele não morreu pela multidão, e sim por cada pessoa), por uma morte sangrenta naquela cruz. A nós que éramos seus inimigos.
Aplicação:
Comece com o que você pode no momento, e vai aumentando na medida em que for se sentindo bem. Tenha o propósito firme de fazer o bem a alguém em cada dia da sua vida. No dia em que não conseguir, não se preocupe, continue no outro! Insista, persista, não desista, até criar esse bom hábito. Na medida em que você repetir insistentemente, o teu subconsciente (lembra?), criará o caminho do bom hábito de doar. Aí então você vai se sentir tão bem que não suportaria ficar mais sem agir assim. Uma vez que a imagem de tal ação é impressa no teu subconsciente, você fará isso naturalmente, como respirar, nadar, andar, andar de bicicleta, ou dirigir.
Comece com sua família, parente; com pequenas coisas, pequenos gestos de altruísmo e generosidade e vai ampliando para a esfera da igreja, dos amigos e para os estranhos. Na Bíblia está escrito:
“Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé” (Gl 6.10 - ARA). Veja em outras versões:
- “Então, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé”, (ARC).
- “Portanto, sempre que pudermos, devemos fazer o bem a todos, especialmente aos que fazem parte da nossa família na fé”, (LH).
- “É por isso que, tanto quanto pudermos, devemos sempre ser bondosos com todos, e especialmente com os nossos irmãos cristãos”, (BV).