LIÇÃO 05 - COMO É EXPLICADO O PROCESSO DA FÉ

LIÇÃO 05 - COMO É EXPLICADO O PROCESSO DA FÉ NA BÍBLIA E NA FÍSICA QUÂNTICA

   1. Na Bíblia- Fé (do hebraico arcaico: emunah; do gregopistia e do latimFides; Fides, pode ser traduzida por fidelidade), é a firme convicção de que algo seja verdade, mesmo sem nenhuma prova palpável (tangível) e visível de que este algo seja verdade, somente pela absoluta confiança (certeza) depositada na certeza de que esse algo ou alguém já existe.  

    a- A Bíblia explica que a fé vem como dom mediante a pregação da Palavra: “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” (Rm 10.17-ARA) e na ARC "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus". No original aqui ouvir é mais do que ouvir de uma forma desatenda, tem a ver com o conhecimento da Palavra de Deus. A fé aqui, na verdade, se associa ao conhecimento da existência de Deus (veja Hb 11.6), e não a fé para se apropriar de um sucesso, ou de algo qualquer.

    b- Por outro lado, Jesus disse: “tudo é possível ao que crer” – (Mc 9.23) e disse mais ainda: “se tiverdes fé como um grão de mostarda... nada vos será impossível”  (Mt 17:20). Paulo disse que “Deus repartiu uma medida de fé a cada um de nós” (Rm 12.3).  Essa medida de fé não pode ser menor do que uma semente de mostarda, pois essa era a menor semente que poderia ser usada como referência ao tamanho menor de fé na época de Jesus. Paulo disse mais ainda: “Tudo posso naquele que me fortalece” em outras palavras sou onipotente nele (Fp 4.13). Isso sim, tem a ver com sucesso em tudo na nossa vida.

    c- Vejamos Hb 11.1  em algumas versões da Bíblia:

     1) “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem” (ARA).

     2) “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem” (ARC).

     3) A Bíblia de King James “Ora, a fé é a certeza de que haveremos de receber o que esperamos, e a prova daquilo que não podemos ver”.  

     4) BV – “QUE É A FÉ? É a convicção segura de que alguma coisa que nós queremos vai acontecer. É a certeza de que o que nós esperamos está nos aguardando, ainda que não possamos ver adiante de nós”.

     5) "A fé é a certeza das coisas pelas quais esperamos, a prova da realidade das coisas que ainda não podemos ver" (Tradução Inglesa de Williams) -[Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia – Volume 2 – P. 693].

     6) Não creio que possa haver melhor definição para a fé do que as que as próprias Escrituras nos fornecem do que essa em Hebreus 11.1.

    c- Primeiramente, as Escrituras nos apontam para uma certeza de que sucederá o que esperamos; e, em seguida, nos apontam na direção de que nossa esperança e convicção devem ser baseadas em fatos.

    d- Toda pessoa que reconhece a Deus com seu criador, tem uma medida de fé: “Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um” (Rm 12.3). Essa é a fé que nos levou a salvação. É a certeza que Deus existe e que é galardoador de todos os que o buscam (Hb 11.6). Essa é uma semente de fé que qualquer pessoa pode ter; se for desenvolvida leva a salvação em Jesus.

     1) Baseado em Hb 11.6 entendo que para se ter uma medida de fé (ou essa categoria de fé) basta crer que Deus existe como criador de tudo que existe.  Como já vimos anteriormente, temos vários exemplos de várias pessoas que apesar de não ter nenhuma experiência convencional com Deus, tinham fé. Raabe, Rute, A mulher cananéia (siro-fenícia), Cornélio e muitos outros,      

    e- Fé de acordo com a Bíblia é uma substancia. Veja: “Agora, A FÉ É A SUBSTANCIA das coisas que se esperam, a evidência das coisas que se não veem”. (Hb 11.1 – KJV em Inglês – No original inglês substância é traduzida por fundamento)

     1)  Aqui Deus nos diz exatamente o que é a fé bíblica: que a fé é a evidência das coisas que se não veem e que é a substância das coisas que se esperam.

     2)  Em outras palavra, a fé é a substância de tudo. Na versão de Moffat, lemos em Hb 11.1 que "agora a fé significa que temos confiança no que esperamos, e convicção naquilo que não vemos". 

Nota: o que é uma substância? No sentido  Filosófico é o Princípio do ser, que é permanente, em oposição aos acidentes que mudam. Natureza de uma coisa; essência: a substância não coincide com a aparência. A parte mais nutritiva dos corpos; força, robustez, vigor. Aquilo que há de essencial numa obra, num ato etc.         

      a) A fé é a certeza de coisa que se esperam. O grego aqui traduzido por “certeza” é upostasis, palavra para indicar a “natureza real” ou “natureza essencial” de alguma coisa, com frequência traduzida por “substancia”. Significa a “realidade” de algo, em contraste com seus meros “acidentes”.

     3) Em Rm 4 Vemos:

      a) v18 Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência - esperar contra a esperança -  é ter fé no subconsciente. Nesse caso, no consciente não existe nenhuma razão para esperar, mas como a fé já está alojada (impressa, depositada) no subconsciente a concretização do que se espera já é um fato. Pelo razão de no consciente se processar as razões e as logicas, pode até haver dúvidas; mas por outro lado o fato está seguro no subconsciente e jamais será diferente. Daí a importância, vamos ver mais sobre isso à frente, de passar para o subconsciente e que queremos, jamais deixar a nível do consciente. 

      b) A fé que opera é a fé no subconsciente e não no consciente...

      c) v19 E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara.       

    Aqui vemos as expressões: “sem enfraquecer na fé”, isto é: fé no subconsciente; e, “embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido”; essas são as considerações racionais do consciente. Mas no subconsciente ele não levou em consideração, não considerou relevante, não focou, não se deixou levar pela fraqueza da sua falta de condição humana, e de Sara, para alcançar a bênção.        

      d) v20 não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus,

      e) v21 estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera. "fé no subconsciente”!

      f) Depois que a fé é configurada, impressa no subconsciente, pode até haver dúvida no consciente, que não fará nenhuma diferença mais. O consciente pode até fazer algumas objeções, mas não altera nada; uma vez que o subconsciente está seguro daquilo.

  Nota: Então, em Mateus 7:7, o Senhor diz: "Pedi, e dar-se-vos-á” (mas é  preciso passar pelo processo da fé: estar certo do que se deseja). Por isso se ler repetidas vezes esse texto e não se recebe nada e aí se pergunta, por que eu peço e não acontece nada?! Porque não passou pelo processo do subconsciente, o processo da fé profunda, plena e absoluta!

   2. Apesar do conceito de fé existir nas Escrituras desde os primeiros dias da raça humana, a palavra "fé", do hebraico "emunáh", só é traduzida pela primeira vez nas escrituras, com este sentido, no livro de Hc conforme aparece a seguir: 2:4 "Eis aqui um soberbo, sua alma não é reta nele; e um justo (que) em sua fé viverá".

    a- A palavra "emunáh", com outros sentidos, como fidelidade, confiança, lealdade, etc, é utilizada anteriormente ao livro de Hc. Esse conceito mesmo não mencionado com a palavra fé, está presente em todo o AT. 

     1) Percebemos que a fé, como menção nas Sagradas Escrituras, é posterior à Torah (Lei), onde ela não ocorre com este sentido, porém anterior ao Novo Testamento, embora seja um conceito estabelecido muito antes de sua primeira ocorrência escritural.

     2) 'Abel' é o primeiro homem referido nas Escrituras, em Hebreus 11.4, com referência ao exercício da fé. 

      a) Isto é anterior a qualquer acontecimento terreno mencionado nas Sagradas Escrituras, após a queda do homem.

  A palavra hebraica "emunáh" traz em si diversos significados, que de forma alguma estão separados da fé, quais sejam: veracidade, sinceridade, honradez, retidão, fidelidade, lealdade, seguridade, crédito, firmeza, confiança e verdade.

Diante de todos estes significados, podemos compreender melhor as razões pelas quais a Bíblia nos diz que sem fé:  "emunáh, pistia, fides" é impossível agradar a Deus.

      b) Fé, que opera, deve ser absoluta – Fé absoluta é a que opera por não ter nenhuma incerteza, nenhuma reserva. A definição de fé absoluta nos traz duas palavras com entranhado sentido de integridade ou inteireza, quais sejam: "certeza" e "convicção". As palavras "certeza" e "convicção" implicam diretamente em um total de 100% de crença e 0% de dúvida. Se alguém tiver 1% de dúvida, já não tem certeza e nem convicção, porque só estará crendo 99%.

      c) A fé é ver o invisível (Hb 11.27). Isto é, ver na visão espiritual, mesmo quando não se vê nada no plano da visão física (Foi o caso do moço de Eliseu, -Orou Eliseu e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos para que veja. O SENHOR abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu - 2R 6.17)

      d)  Vejamos este texto de Mc 11.20-24.  “v20 E, passando eles pela manhã, viram que a figueira secara desde a raiz. v21 Então, Pedro, lembrando-se, falou: Mestre, eis que a figueira que amaldiçoaste secou. v22 Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus[no original pode se traduzir por: “fé de Deus”] v23 porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, [seu coração = seu subconsciente] mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. v24 Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco".

   3A Física Quântica define a fé como a certeza de que aquilo que visualizamos e sentimos, já é nosso.

    a- A fé é processada no nosso subconsciente. Nossa mente é dividida em “consciente” e “subconsciente”.

    b- Vejamos como isso funciona: a mente é uma só em sua essência, mais possui duas funções distintas:

     - O consciente e o subconsciente.

     1) O consciente é a parte racional e lógica da mente. Ela é seletiva, analítica, objetiva, dedutiva. É formada pelas emissões neuronais emitidas pelos nossos cinco sentidos.

     2) Por outro lado, o subconsciente é a porção subjetiva de nossa mente. Ela é impessoal e não seletiva e cumpre as verdades estabelecidas pelo consciente, quando passadas para ele. Tudo o que a mente consciente aceita como verdadeiro, a mente subconsciente produz como realidade, fato, evento e circunstância.

      a) No subconsciente estão nossas emoções e sentimentos.

     3) Dessa forma, refletimos como espelho aquilo que nós mesmos emitimos, porque sempre entramos na frequência dos pensamentos predominantes, conscientes ou inconscientes, cujas informações foram retidas em nossa subconsciente.

     4) Na Física Quântica é ensinado, que aquela certeza (fé) vem mediante mensagens como auto ou heterossugestão (sugestão feita por nós mesmos ou por outros), ao nosso consciente e passadas para o subconsciente,  mediante e visualização e formação de imagens bem claras e repetidas, com sentimento e emoção, daquilo que esperamos, como se já fosse nosso. Podendo ter as emoções e alegrias antecipadamente dos benefícios esperados.

      a) Isso se aplica também ao que é negativo e destrutivo.

    c- O Processo da nossa fé:

     1) Bom, agora que conhecemos um pouco do nosso consciente e subconsciente e que a fé é funcional a partir do nosso subconsciente, podemos ver como se processa a fé.

     2) Pela palavra de Deus entendemos que ele nos atende. Esse nível de fé em relação aos nossos pedidos, não é o bastante, precisamos também, colocar essa fé em ação em relação ao pedido especifico que queremos fazer.

     3) É agora que entra o campo da visualização pelo nosso consciente. (Esse é o processo do desenvolvimento da nossa fé).

  1º - Pela palavra de Deus sei que ele nos atende,

  2º - Pela palavra de Deus sei que é a vontade dele;

  3º - Então eu racionalizo aquele pedido no meu consciente, com repetições de uma frase chave, com sentimento e emoção, até que ele seja configurado e impresso como uma imagem inequívoca no meu subconsciente, aí a certeza plena é estabelecida e o pedido é materializado. Isso é fé de  acordo com Hb 11.1.

       - Pensamento gera energia, energia gera massa e massa é igual a matéria, realidade, resultado.

     4) Se falharmos nesse processo a fé não funciona.

   Suponhamos que eu queira comprar um carro x

  1º -  escolho o carro, sua marca seu ano, sua cor, etc.

  2º -  faço um teste draven. Entro no carro, sinto o carro, sinto o cheiro, olho todos os detalhes possíveis dele. Sinto a vibração ao dirigir. Sinto a alegria do acontecimento.

  3º - vou para casa e todo dia por umas três vezes ao dia eu racionalizo a imagem que ficou no meu consciente até que aquela imagem se configura no meu subconsciente. Se eu conseguir sucesso 100% nesse processo o resultado acontece. (Como se notou no filme “quem sou eu”, que as parte do nosso cérebro acendem quando vemos certas imagens e que essas mesmas partes se acendem quando pensamos, com os olhos fechados, aquelas mesmas imagens). Pela física quântica, entendemos que a matriz da imagem que vemos, com os olhos abertos, já se encontra antes na dimensão do subconsciente. Toda realidade visível tem a sua matriz no campo da mente, nesse caso no inconsciente. As realidades do que vemos com nossos olhos, são muito mais reais na esfera espiritual. Antes delas existirem no mundo tangível, já existiam no mundo invisível, no mundo do pensamento.  

   Nota: Devo fazer tudo que, de uma forma ou de outra, contribua para a formação da imagem no  meu subconsciente; pois a mesma precisa ser bem nítida e que carregue sentimento, sensação de alegria e certeza como se já tivesse acontecido. (Veja Mc 11.24 “Por isso eu afirmo a vocês: quando vocês orarem e pedirem alguma coisa, creiam que já a receberam, e assim tudo lhes será dado” LH)

   Veja, sempre agradecendo a Deus (ao Criador) antecipadamente pela resposta.

   Resumo – Em Mc 9:23 está escrito: “Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê”. Em Mt 17.20 “...Nada vos será impossível.”

   Bom, em Hb 11.1 diz: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.”

   - No processo do subconsciente, ao repetir uma frase imbuída com uma imagem e sentimento (emoção), imprimimos no nosso subconsciente aquela imagem e passamos a ter a plena certeza que aquilo vai se concretizar, (materializar). Isso é fé. É o colapso na onda. É a energia (onda) se transformando em partículas (matéria).

   - Essa visualização e repetição podem ser feitas em qualquer horário e quantas vezes quiser, por dia;  mas o horário mais recomendado é antes de dormir, quando estiver sonolento, já deitado para dormir. Isso porque, nesse momento, o nosso consciente está com pouca atividade. Quanto menos o nosso consciente estiver ativo melhor pra o nosso subconsciente assimilar a mensagem. Por isso se estivermos dormindo melhor ainda. Só que nesta última opção a mensagem precisa ser gravada e reproduzida enquanto dormimos.

   - Quando já está gerada no nosso subconsciente, não depende mais de sentimento ou emoção, mas na sua formação, os sentimentos são necessários.

   4. Como receber o que se pede, pela fé, dentro da perspectiva da Bíblia e da Física Quântica

    a- Tanto a Bíblia como a Física quântica ensinam que quando essa fé ou certeza é configurada, sem nenhuma dúvida, o que pedimos chega em nossas mãos.

     1) Por exemplo, pela Bíblia podemos entender que essa fé só chega quando não temos dúvida sobre o que diz a palavra de Deus em relação o que pedimos.

     2) Pela Física quântica, mediante repetidas mensagens em autossugestão para o nosso subconsciente com formação de imagens nítidas daquilo que pedimos, e com sentimento, nos gera aquela certeza de que o que pedimos é nosso, e aí recebemos.

   5. Há uma diferença entre a fé em Deus e a fé de Deus.

    a- Para se ter a fé em Deus basta crer que ele existe, conforme escrito em Hb 11.6 “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”.

    b- A fé de Deus, é aquela que tudo pode, que tudo realiza. Veja o que Jesus disse: “Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus; porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco” (Mc 11.22-24).

     1) No original a frase: "fé em Deus", pode ser traduzida por: a "fé de Deus", isto é, a fé que Deus tem; a fé que opera o impossível.  

     2) Quando Deus usa a sua fé que opera o impossível, ele está crendo no seu próprio poder e não em outro.

     3) Quando nós usamos essa categoria de fé, a fé de Deus, estamos crendo nos próprios recursos que estão em nós. Recursos esses colocados por Deus em nós.

     4) É aí quando tudo se torna possível para nós, com a fé de Deus. Essa espécie de fé plena é gerada no nosso subconsciente pelo mesmo processo mencionado acima.

     5) Quando cremos assim os acontecimentos que geram a concretização do que pedimos, começam a convergir para isso.

     6) Pode ser um novo emprego, pode ser uma luz sobre um grande negócio lucrativo. Pode ser um encontro inesperado que gere um relacionamento amoroso, etc.

     7) Se for uma cura, por exemplo, tudo recurso para a cura do nosso corpo, já foi colocado por Deus dentro de nós. Foi homologado e ratificado quando Jesus disse: “está consumado”.

      a) Em Mc 9.23 está escrito: “Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê”. Em Mt 17.20 “...Nada vos será impossível.”

    

 Recomendação:

    Leia esta lição quantas vezes for necessárias, até não restar nenhuma dúvida. Depois em consonância com o seu pedido, elabore um resumo e faça repetições com sentimento e imagem até que seja impresso esse pedido com imagem no teu subconsciente. O leitor pode configurar um texto mais abrangente e depois fazer um resumo de todo o texto em uma frase chave, e use esta frase para repetir. Não se esqueça de imaginar todos os detalhes, como se estivesse vivendo a experiência e isso com a alegria e gratidão, como se já estivesse acontecendo.

   Isso pode ser feito em relação a algo que queira receber, ou em relação à mudança de algo em você, por exemplo, um mau hábito. Nesse último caso, nunca mencione o hábito negativo, como, não quero mais proceder dessa forma negativa, e sim, deve mencionar a forma positiva na qual deseja proceder. Não deves ocupar sua imaginação com o hábito que deseja abandonar, mas com o novo hábito que deseja desenvolver.

Continue lendo e relendo as demais lições para entender bem todo o contexto.


 Lição Anterior <<<>>> Próxima Lição