LIÇÃO 06 - DIFERENÇA ENTRE MENTE CONSCIENTE E MENT

 LIÇÃO 06 – DIFERENÇA ENTRE MENTE CONSCIENTE E MENTE SUBCONSCIENTE (não há duas mentes e sim uma mente em duas partes)

   1. O consciente é completamente formado aos 6 a 7 anos de idade. Mas o subconsciente vem na concepção. E nessa centelha, de vida, no DNA, vem toda a genética da pessoa, bem como o subconsciente que desenvolve o corpo de acordo com essa genética.

   2. O consciente é a parte que processa as informações e o subconsciente é a parte que absorve estas informações em formato de imagens, repetições, traumas, e muito mais.

   3. Tudo que se coloca no subconsciente influencia direto o nosso comportamento seja para o bem ou para o mal;

   4. O que se armazena no nosso subconsciente pode refletir positiva ou negativamente em nosso procedimento diário;

   5. O subconsciente pode cobrar de nós através de doenças psicossomáticas, tudo de ruim que colocamos nele, ou refletindo no nosso corpo e vida, tudo de bom que colocamos nele;

   6. Quando o nosso consciente processa uma imagem essa imagem vai para o subconsciente e a mesma pode nos influenciar no sentido bom ou ruim;

   7. Para que a imagem vá para o subconsciente, precisamos repetir, com sentimento, o pensamento com o formato da imagem muitas vezes, até que o subconsciente absorva aquela imagem. Uma vez absorvida a imagem pode se tornar realidade em nossa vida;

   8. O subconsciente entende a mensagem e procura executar;

   9. Nos nossos computadores temos os sistemas instalados: O sistema operacional; não instalados, mas que funcionam também, os sistemas dos navegadores.

    a- Quando clicamos em um ícone ou em um link, ele será aberto de  acordo com o sistema.

    b- No nosso caso, é como se Deus tivesse instalado no nosso espírito um sistema operacional, o maior do mundo, que é o nosso subconsciente, programado para abrir (agir) de acordo com o que o alimentamos.

   10. O subconsciente é como o maquinista de um navio e o consciente como o comandante.

    a- O maquinista cumpre ordem sem questionar, pois ele não tem a visão externa. Ele fica na sala de maquina para cumprir as ordem do comandante.

    b- O comandante passa para ele as informações de comando de acordo com o que ver lá fora, ou nos instrumentos de navegação.

    c- O maquinista nunca questiona o comandante. Quando ele tem certeza, de acordo com as ordens de comando, ele age;

   10. O nosso consciente recebe 400 bilhões de bits de informações por segundo e desses o que são processados são apenas 2 mil. Isso significa que o que vai para o nosso subconsciente é parte do que é processado. Quantas informações preciosas ficam fora!

   11. Como o nosso consciente e subconsciente se processam?

    a- O nosso consciente processa o conhecimento e quando aceita esse conhecimento ele transfere para o nosso subconsciente já como certeza daquilo.

    b- Falhamos na fé quando não conseguimos ter uma visão clara da imagem. O subconsciente só configura a imagem quando se tem 100% de certeza (isso é fé), quando não há essa certeza o maquinista não age. E aí falhamos naquilo que pedimos

    c- O conhecimento que gera a certeza no subconsciente, no que se refere a Deus,  vem da palavra dele  “ E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” (Rm 10:17). É preciso conhecer...

     1) Quanto mais conhecimento  tivermos, mais fé podemos ter (não estou falando de conhecimento por informação e sim por revelação)

     2) Vejamos o que Jesus disse em Jo 8.32 “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” e 17.17 “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.”

      a) Aqui vemos que a palavra é a verdade e é pelo conhecimento da palavra=verdade que vem a fé. Pode-se concluir, portanto, que a verdade é uma só e todas as vezes que temos conhecimento da verdade, seja da palavra de Deus, seja da ciência, esse conhecimento pode gerar fé.

      b) Em Hb 11.6 se trata do nível mais básico da fé. A fé em relação a Deus e o que ele é para nós “Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor”. Essa não é, necessariamente, a fé para ter algum sucesso especifico, e sim a fé do conhecimento de Deus. A certeza de sua existência. Entrar em um avião para fazer uma viagem, na certeza de que não vai cair é fé na ciência que o projetou e construiu. Sentar-se em uma cadeira na certeza de que ela não quebra é fé na ciência que a construiu.

      c) A fé para o sucesso precisa vir mediante o conhecimento de que aquilo que pedimos faz parte do plano de Deus para nós, de uma forma específica.

      d) Então quando temos certeza, pelo conhecimento bíblico, que aquilo que pedimos está incluído na promessa de Deus para nós, podemos entrar no processo de visualização, da mesma forma que a Física quântica ensina.

      e) A certeza acontece quando o consciente entende e aceita e aí já como certeza o subconsciente absorve e coloca em ação. Aí então, a fé fica como algo natural. Como sentar em uma cadeira na certeza de que ela não vai quebrar. Uma cadeira de angelim pedra, por exemplo.

      f) Nesse nível, tudo se torna possível para o que crer (Mc 9.23).

      g) O subconsciente é uma dádiva do Criador a todo homem neste mundo. E o mesmo é conectado com Deus, o poder infinito da criação de tudo que existe. Esse recurso é disponibilizado a todo homem independentemente de suas crenças. Não me refiro aqui uma conexão para salvação e sim para o sucesso na vida aqui na terra. 

PONTOS SALIEMTES

 Vigia o seu processador, (consciente) em relação aos teus pensamentos e imagens formadas, pois se você repetir um pensamento negativo ou a reflexão de uma imagem muitas vezes, vai ser impresso no teu subconsciente e se tornará uma realidade. O teu subconsciente é o solo fértil que vai germinar e frutificar o que se semear. O que vai determinar o tipo de fruto é a espécie da semente. Você atrai para si aquilo que foca com insistência, de uma forma positiva ou negativa. Até aquilo que você odeia, você atrai. 


Lição Anterior <<<>>> Próxima Lição