Lição 15 - COMO PROGRAMAR (OU REPROGRAMAR) A NOSSA

Lição 15 - COMO PROGRAMAR (OU REPROGRAMAR) A NOSSA MENTE 

   1. Somos programados ao longo dos anos, com as informações repetidas e ensinamentos, (dos pais, dos professores, da sociedade, da TV, das igrejas, livros, etc.),  para agirmos da forma que agimos hoje. Para isso são usados os nossos cinco sentidos.

   2. Quando mencionamos programação ou reprogramação da nossa mente, nos referimos ao nosso subconsciente, só ele pode passar por esse processo.

   3. Nossa visão, audição, olfato, paladar e tato geram em nós imagens que por sua vez nos levam aos pensamentos, aos hábitos e paradigmas, influenciando assim nosso comportamento. E tudo isso está ligado à mente. Isso também pode acontecer  por via da lembrança, memória.

    a- Não importa o meio pelo qual a informação nos chega, ela sempre será selecionada pelo nosso consciente, por meio de uma imagem, e depois impressa no nosso subconsciente.

   4. Vamos usar o velho exemplo do limão. Suponhamos que você pegue um limão bem madura, bem suculento e corte o no meio e esprema na boca como se fosse uma laranja bem docinha. Imagine isso, sinta o sabor do suco dele. Só de imaginar nossa boca saliva e enche de água.

    a- Isso acontece porque o nosso subconsciente não sabe que isso é apenas uma imaginação.

    b- Desde que experimentamos o sabor do limão pela primeira vez, quando éramos crianças, o nosso subconsciente foi programado para refletir no nosso organismo essas reações. E quando imaginamos esse programa é ativado, por ele não saber diferenciar a realidade da imaginação.

    c- Ele acredita, na verdade, que estamos fazendo isso, de fato, na realidade. Ele não sabe que aquela imagem está apenas no nível da imaginação. Por isso ele produz no nosso organismo as reações reais.  

   5. O exemplo acima tem a ver com a nossa visão e paladar, vamos ver outro exemplo agora envolvendo o nosso olfato. Quando sentimos um perfume que alguém, chegado a nós no passado usava, lembramo-nos de forma nítida daquela pessoa.

    a- Em relação a comida também acontece isso. Se gostávamos muito de uma comida feita por nossa mãe, quando éramos crianças; hoje quando sentimos o cheiro daquela comida, sentimos profunda saudade da nossa mãe.   

     1) Sentimos até o sabor da comida e vemos todas as cenas ligadas ao momento e lugar em que tal comida era feita e saboreada por nós.

    b- E assim acontece com música, com momentos de alegria ou tristeza. Tudo isso pode nos fazer voltar a uma situação marcante do nosso passado.

    c- Está tudo armazenado no nosso subconsciente, e quando os gatilhos da memória são acionados, as cenas e as sensações daqueles momentos voltam à tona.

   6. Tudo está gravado no nosso subconsciente e o mecanismo usado, por nós, consciente ou inconscientemente, são os nossos cinco sentidos, através de imagens, sons, gestos, linguagem, toque e tantos outros.

    a- Para tudo que está impresso no nosso subconsciente há o que chamamos de gatilhos de memória. E esses gatilhos estão sempre prontos para serem acionados. Essa é a razão de pensarmos como pensamos.

   7. A formação no nosso subconsciente, na maioria das vezes, se realiza pelo que as pessoas falam, de forma repetitiva.

    a- Quando ouvimos uma informação muitas vezes uma imagem daquela informação é impressa no nosso subconsciente, associada a emoções e sensações,  na forma de gatilho.

    b- Depois disso todas as vezes que ouvirmos aquela informação, aquele gatilho dispara e a imagem é ativada e todos os sentimentos e sensações veem à tona.

    c- Se as informações que ouvimos foram negativas, por exemplo: você nunca vencerá, você é um fracassado, ninguém presta, o sucesso não é para você, o dinheiro é sujo, a riqueza é do diabo, o dinheiro é a raiz de todo o mal, os ricos vão para o inferno,  você é feio e desajeitado, etc.

    d- A repetição dessas informações configura hábitos na sua vida e esses hábitos viram paradigmas. Um paradigma é como se fosse uma lei, um princípio, não se desfaz com facilidade.

     1) Todas as vezes que você se deparar com uma situação associada com uma dessas mensagens, serás auto sabotado. Você foi educado para pensar assim.

     4)  Diante dessa educação que você recebeu, fica difícil pensar e agir de forma diferente. Por exemplo: se alguém disser a você que és um vencedor, você não vai aceitar como verdade, porque outra “verdade” já foi colocada na sua mente.

      a) As novas informações só terão efeitos se as antigas forem substituídas por elas.

      b) Qual quer que seja a nova informação, se for contrário ao que você já crer, será rechaçada.

      c) Se alguém disser: você é um sucesso, você nasceu para vencer, você vai longe, você não vai aceitar.

      d) Já há um sistema arraigado e programado na sua mente, contrário.

   8. A única coisa a fazer nessa situação é uma reprogramação e então precisamos saber como fazê-la.

    a- Já sabemos que a nossa mente consciente é reprogramável e que ela tem a capacidade de selecionar, aceitar ou rejeitar os pensamentos. Esse é o ponto de partida para a reprogramação. Antes de tudo precisamos decidir o que vamos pensar nessa reprogramação.

     1) É muito importante que sempre lembremos dessa capacidade da nossa mente, aceitar ou rejeitar qualquer pensamento.

     2) Os pensamentos repetitivos vão forma as suas crenças. E se você crer que pode, você pode; mas se crer que não pode, então não pode.

     3) Sua mente foi programada com as informações repetitivas ao longo do tempo; e para que ela seja reprogramada as novas informações também precisam ser repetidas por auto sugestões, com emoções, até formar novos pensamentos, novos hábitos e novos paradigmas.

     4) Pensamentos que geram emoções negativas, vão gerar hábitos e   paradigmas negativos e consequentemente a ações e resultados negativos.

     5) Da mesma forma os pensamentos positivos, vão geram sentimentos e ações positivos, que por sua vez gerarão hábitos e paradigmas positivos tendo como consequências  ações e resultados positivos.

     6) Qualquer coisa que você fizer de errado, com sentimento, positivo ou negativo, vai ficar gravado no subconsciente e a tendência natural é repetir novamente.

   9. A  autossugestão tem um poder, positivo ou negativo, fora do comum.

    a- Quando cometemos um erro acidental o mesmo provoca uma emoção negativa intensa, assim como uma ação positiva provoca uma emoção e  sentimento fortes, positivamente.

    b- Por isso quando praticarmos nossas autossugestões para reprogramamos nossas mentes, precisamos gerar, com elas fortes emoções, para que as imagens fiquem bem gravadas, como se de fato aquilo tivesse acontecido.

     1) Para o subconsciente tanto faz se aconteceu ou não, ele age de acordo com as emoções, não necessariamente com os acontecimentos. Se você gera uma imagem emocional como real acontecimento, ele aceita como acontecido e pronto.

      2) É bom sempre lembrar que o pensamento positivo não é o bastante. Há muito anos atrás li aquele livro do Norman Vincent Peale, o poder do pensamento positivo, achei muito interessante e, na verdade, o é. Mas não resolveu o meu problema, porque ele não ensina a reprogramação positiva da nossa mente.

     3) Através da autossugestão, temos a capacidade de escolher os pensamentos que vão fazer parte da reprogramação da nossa mente, fixando essas ideias no nosso subconsciente, mudando as verdade ali.

     4) Mude o seu diálogo interior; não fale consigo mesmo nada de negativo, invés de dizer, sou pobre e sempre serei, diga: posso ser rico, posso ter sucesso em tudo, em qualquer coisa que eu queira, sou muito inteligente, sou muito capaz;  pois tenho em mim os recursos para isso. Sou bem sucedido em tudo: na área financeira, relacionamento, física, emocional, psicológica, social, profissional e assim sucessivamente. Repita isso, com sentimento, até convencer sua mente dessa nova realidaderealidade.

      a) Repita isso milhares de vezes, se forem necessário, até se tornar uma realidade na sua vida. Não liga para o que possam dizer ao contrário, segue em frente com esse foco.

      b) Se você for persistente criará na sua mente um novo padrão de verdades, pensamentos, hábitos e paradigmas, e sua vida será outra realidade de sucesso e vitória.

      c) Precisa exercitar e conhecer esse assunto cada vez melhor, até que essa nova realidade seja incarnada na sua vida. Trabalhe com isso, coma com isso, faça lazer com isso, veja TV com isso, tome seu banho com isso, durma com isso. Inclua isso nos seus pensamentos em todas suas atividades. Lembre-se de Fp 4.8.

      d) Valorize isso, uma vez que a mudança de sua vida vai depender da sua persistência e interação nessa direção.

      e) Leia bastante sobre esse assunto, não se canse, não se fatigues, não desistas. Leia os livros da referencias deste curso. Leia várias vezes até absorver o pensamento do conteúdo do livro.

      f)  Seja persistente até começar a criar novas realidade, imagens, princípios, hábitos e paradigmas em sua vida. Em via de regra, as pessoas falham neste ponto; desistem antes dos resultados positivos.

       (1) Temos que dar tempo ao tempo, é todo um processo; é como a concepção de um novo ser. As novas informações precisam criar corpo, carne, osso, sangue, pele, inteligência. É um processo de substituição de tanta coisa armazenadas através do anos.

        (a) Quando digo, substituição, não significa que as demais informações serão eliminadas e colocadas em seu lugar outras; não, me refiro a ativação antiga ficará inativa, enquanto a nova será ativada.

       (2) Tudo isso demanda mais tempo, também, por causa das resistências que o processo terá.

       (3) precisamos ter vontade intensa. Como o caso do rapaz que perguntou a Sócrates como ele poderia alcançar a sabedoria.

      g) Com o tempo nesse propósito, com os exercícios, novas verdades vão sendo gravadas em sua mente, novas descobertas virão á tona, novos talentos, novos pensamentos, novas emoções, novos hábitos, novos paradigmas, novas motivações, novas ações e novos resultados.  

      h) É muito importante sabermos que podemos, de certa forma, determinar o que queremos como resultados.

   10M. Tombetta escreveu em seu livro, conheça sua mente e conquiste seus sonhos), o seguinte:   “Também temos que aprender a antecipar as alegrias das vitórias. Criarmos sentimentos de felicidades e alegrias por possíveis vitórias e viver isso ao invés de viver o sentimento de possíveis derrotas. Com esse sentimento na cabeça, falhar é impossível, pois a simples alegria de ter tentado já valeu a pena.

    a- Tony Robbins ensina que falhar é impossível, a única maneira de falhar é não tentar.

    b-  Da próxima vez que você pensar em fazer alguma coisa e começar a ver só o lado ruim das coisas, ou seja, as críticas, ou as risadas, ou ainda, um simples não em uma entrevista de emprego, comece a ver tudo isso como vitórias e não como derrotas.

    c- Comece a pesar assim: nossa, mas se ela ou ele me disse não para aquela vaga de emprego, então isso é um sinal que estou cuidando pouco de meu aprendizado e que ainda não estou preparado, mas com certeza eu estarei em muito pouco tempo, pois isso é uma boa motivação para estudar.

    d- Faça isso em vez de: Eu sou um inútil ou uma inútil, eu não presto pra nada mesmo, nem um emprego desses eu consigo. Pare de fazer isso com você mesmo, comece a ver o lado positivo das coisas e veja em tudo uma razão pra você continuar crescendo e use tudo como estímulo.

    e- Uma das coisas mais importantes que temos que saber sobre nosso subconsciente é que ele não tem a capacidade de pensar.

    f- Ele não rejeita nada que é impresso sobre ele, ou seja, tudo o que o consciente envia para  ele é aceito. Por  isso é tão importante monitorarmos os nossos pensamentos para podermos mudar as nossas verdades.

    g- O nosso subconsciente age por emoções, por isso ele associa determinadas emoções a determinados pensamentos e esses são associados a nossos sentidos, assim se associarmos determinada emoção a determinado fato conseguimos mudar totalmente os resultados que obteremos, ou seja, você nunca mais vai tremer diante de uma entrevista, tudo o que pode acontecer é você ter a sensação de ter que estudar mais um pouco, afinal de contas você está muito feliz por ter tido a oportunidade de ter avaliado o seu nível de conhecimento, não é mesmo?

    h- Assim sendo, se você usar o seu não em uma entrevista de emprego como um excelente motivo para estudar mais, você nunca mais vai sair frustrada de uma entrevista de emprego.

    i- Tudo o que falei acima é para que você entenda que você tem a capacidade de criar a sua realidade, a sua verdade, seu ponto de vista a respeito do que acontece ou pode acontecer com você, e que você pode fazer isso através de seus pensamentos.

     1) Você pode escolher que tipos de pensamentos você deseja ter e, através disso você pode escolher que sentimentos você quer sentir.

Através da repetição de um mesmo pensamento criamos a nossa realidade.   

     2) Por exemplo, eu já conheci pessoas que de tanto contarem a mesma mentira acabaram acreditando que era verdade.

     3) Assim sendo, comece a pensar só no lado bom da vida, só nas coisas boas que você tem e nas coisas boas que você terá e já comece a se sentir feliz por saber que você vai ter, tenha essa certeza.

     4) Seja feliz por cada respiração, seja feliz pelo prazer de caminhar, por sua saúde, por viver em um país onde você pode crescer, onde existem oportunidades para você.

     5) Comece a manter a palavra felicidade em seus pensamentos vinte e quatro horas por dia e você verá que tudo o que você atrairá para a sua vida serão motivos para ser ainda mais feliz, pois nosso subconsciente trabalha com emoções e tudo o que você está sentindo ele faz de tudo para providenciar mais para você, então, você tem a capacidade de escolher como quer se sentir e o quer atrair para você.

     6) Vamos entender assim:

Nosso subconsciente trabalha com emoções, ele só envia para nós a mesma emoção que nós mesmos programamos nele, consciente ou inconscientemente”.

   11. Mais detalhes importante sobre a programação da mente

    a-  Somos os únicos responsáveis pelo que acontece conosco, no nível humano, mesmo diante de coisas ruins que outros nos fazem, nós somos responsáveis pelas reações.

    b-  Podemos e devemos mudar a nossa mentalidade para criarmos novos caminhos, novos hábitos e paradigmas.

    c-  Não devemos ter medo do que não sabemos ou não conhecemos; o desconhecido não necessariamente é ruim. Está provado que a mente pode ajudar a curar as doenças mais prejudiciais, tais como câncer,  diabetes e tantas outras. 

    d- De acordo com a ciência os nossos pensamentos tornam-se matéria. Nossos pensamentos geram energia e esse energia gera matéria, que é igual resultado. Temos capacidade de mudar a arquitetura da nossa mente. 

   12. Como programar sua mente?

    a- Precisamos ter consciência plena de que dentro de nós há um poder ilimitado, todavia quase que adormecido. Há uma inteligência superior, acima do que podemos imaginar, dentro de nós. Mas que precisa ser ativado.

    b- precisamos entender, também, que nossos próprios pensamentos e reações são os que nos levam  ao fracasso, às doenças, a nos enfermar em todas as áreas da nossa vida. 

    c- Pela área da psico-neuro-imunologia podemos saber que há uma conexão entre a mente e o corpo, a ser de uma certa forma, a responder de certo modo, a reagir especificamente diante de cada estímulo, etc..

     1) Essa conexão entra a mente e o corpo nos leva à saúde ou às doenças psicossomáticas (soma=corpo, psique = alma).

    d- Nesse processo ou caminho para programar a nossa mente podemos nos reinventar. Isto é, nos programarmos  como pensamos e queremos ser tanto no plano físico quanto no mental ou espiritual. 

     1) Posso ser mais magro, posso ser mais motivado, posso ser mais paciente, posso ser mais compassivo, posso ser mais amável, posso ter mais dinheiro. Posso todas as coisas (sou onipotente nele).

    d- “O lobo frontal do cérebro representa 40% de sua totalidade. (Responsável pela elaboração do pensamento, planejamento, programação de necessidades individuais e emoção).

     1) Quando estamos concentrados ou muito focados, ele age como um controle de volume. Ao ter ligações com todas as partes do corpo, você pode aumentá-lo ou diminuí-lo como desejar.

    e- Isso significa que os circuitos que se relacionam para mover seu corpo, perceber o que existe ao seu redor ou sentir as emoções podem modificar a realidade. 

     1) Você só tem que concentrar a sua mente em um único pensamento, nesse desejo, nesse sonho, nessa meta, e a mente se encarrega do resto.

    f-  Nossa mente subconsciente, sob certas condições, não  distingue entre o que é real e o que é inventado.

     1) Ao querer programá-la, estamos modificando muitos detalhes que estão guardados há anos. 

     2) Isso não é apenas para as mudanças internas ou externas em nosso corpo, mas também para o que queremos alcançar no material, como uma casa, um parceiro, um trabalho, um carro, uma viagem, etc. Imagine uma e outra vez e aumentará as chances de que se torne realidade.

    g- Podemos mudar a nossa mentalidade criando novas conexões ou “fiações”, que vão do cérebro para outras partes do corpo, fortalecendo o pensamento, estabelecendo prioridades, usando a parte da mente que é responsável por tornas as fantasias realidade, etc.

    h- Não há nada de místico nos resultados dessas investigações; trata-se da mesma inteligência que organiza e regula as funções do corpo e também permite que o coração bata cem mil vezes por dia, que respiremos milhares de vezes ou pisquemos sem pensar.

     1) A mente também é responsável por cerca de 70 funções do fígado, dos sucos digestivo e muitas outras tarefas.

    i- É importante notar que cada vez que pensamos, estamos fabricando diferentes substâncias químicas. 

     1) Os pensamentos negativos produzem sinais prejudiciais para o corpo. Experimente: pense em algo triste e em poucos segundos a tristeza invadirá todo o seu corpo. 

     2) Ao contrário, imagine algo feliz ou ria com uma piada e você vai perceber que a predisposição é outra. É que tudo, completamente tudo, está “nas mãos” do subconsciente”. Fonte

     3) Paulo disse: “alegrai-vos sempre”. Se Paulo disse isso, é porque é possível.

   13. “Programando o subconsciente

    a- É você quem desenvolve a sua própria realidade a partir de tudo aquilo que você escolhe acreditar a respeito de si próprio e em relação ao mundo ao seu redor.

    b- Caso você não escolha de forma consciente suas próprias crenças, você acabará sendo programado de forma inconsciente. Sem nem mesmo perceber, acabará absorvendo todas as programações da sua cultura, educação da escola e o ambiente ao seu redor.

    c- Considerando que você é responsável pelas suas próprias ações, como não conseguir questionar as suas próprias crenças? A forma como você define a si mesmo e o mundo ao seu redor forma a sua crença, que acaba formando a sua realidade.

    d- Somente a partir do momento que você conseguir compreender exatamente que as suas próprias crenças são formadoras da sua realidade é que você deixará de se tornar prisioneiro de todos os acontecimentos que envolvem a sua realidade.

    e- Você necessita somente aprender sobre os mecanismos e os métodos. Somente quando você passar a acreditar e conseguir programar as suas crenças para anular e substituir todas aquelas que não contribuem para você, é que você conseguirá admitir, mudar e agir. Neste passo, os seus pensamentos devem estar em plena harmonia com as crenças a serem seguidas pelas ações.

    f- Então, procure dedicar-se de forma consciente às suas criações em relação às suas crenças, sempre tendo em mente de que você está sempre adiantado em relação ao caminho da evolução do seu crescimento com o objetivo de tornar realidade todos os seus desejos.

    g- Você não está à mercê de todas as circunstâncias, mas, curiosamente, suas crenças são os motivos que fazem você pensar de forma errônea por muitos momentos de sua vida.

    h- Se você acreditar que as circunstâncias acabam mantendo-o preso, então elas passarão a mantê-lo assim.

    i- Você colhe tudo aquilo que você planta e, por mais desconfortável que possa ser, algumas colheitas indesejadas são os próprios reflexos das suas crenças.

     1) Portanto, procure refletir sobre elas e mudar todas que estão afetando a sua evolução. Fonte.

     j- A impressão de informação de imagem no nosso subconsciente,  se dará nas seguintes situações:

     1) Na situação de um choque profundo com uma profunda emoção, nesse estado a mente consciente fica travada e o subconsciente absorve a imagem pelo estado emocional. Isto no sentido negativo.

     2) No estado de meditação a nível alpha. Neste estado a mente consciente fica quase inativa e o subconsciente, mas ativo para absorver  tudo que se propõe a ele.

     3)  Com profunda emoções e repetições do pensamento com imagem, ( o que no sentido positivo é muito difícil ter emoções a esse nível), mas é possível.

     4) quando pensamos e falamos vagamente, nosso subconsciente não absorve nada, positivo ou negativamente.

     5) No estado beta os nossos pensamentos não chegam perdura 15/s. quando um pensamento dura ininterruptamente mais de 15/s já está em estado alpha. E o pensamento só poder ser gravado no subconsciente quando dura mais de 15/s. O ideal mesmo é 69/s (já foram feitos muitos testes sobre isso).

     6) No caso do trauma, o pensamento fixa naquela imagem por mais do que 69/s e aí acontece a gravação.  

 


  Lição Anterior <<<>>> Próxima Lição