Lição 17 - QUEM É O SER HUMANO

 Lição 17 - QUEM É O SER HUMANO

   1. O homem sempre fez a pergunta: quem é o homem, ou quem sou eu?

    a-  A Bíblia, uma das Escrituras mais antigas, menciona essa pergunta feita a

mais de 1500 anos aC. Veja: “Que é o homem, para que tanto o estimes, e ponhas nele o teu cuidado” (Jó 7:17);

    b- “que é o homem, que dele te lembres e o filho do homem, que o visites?” (Sl 8:4)

    c- “SENHOR, que é o homem para que dele tomes conhecimento? E o filho do homem, para que o estimes?” (Sl 144:3)

    d- “antes, alguém, em certo lugar, deu pleno testemunho, dizendo: Que é o homem, que dele te lembres? Ou o filho do homem, que o visites?” (Hb 2:6).

   2. Quem já teve condições de responder essa pergunta com precisão?

    a- A própria Bíblia responde:                                                                                 

     1) “Fizeste-o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste [e o constituíste sobre as obras das tuas mãos]. Todas as coisas sujeitaste debaixo dos seus pés. Ora, desde que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou fora do seu domínio. Agora, porém, ainda não vemos todas as coisas a ele sujeitas; vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem.”  (Hb 2.7,8- Versão ARA).

     2) Vejamos na linguagem de Hoje: “Que é um simples ser humano, ó Deus, para que penses nele? Que é o ser mortal para que te preocupes com ele? Tu o colocaste por pouco tempo em posição inferior à dos anjos, tu lhe deste a glória e a honra de um rei e puseste todas as coisas debaixo do domínio dele. Quando se diz que Deus pôs “todas as coisas debaixo do domínio dele”, isso quer dizer que nada ficou de fora. Porém não vemos o ser humano governando hoje todas as coisas. Mas nós vemos Jesus fazendo isso. Por um pouco de tempo ele foi colocado em posição inferior à dos anjos, para que, pela graça de Deus, ele morresse por todas as pessoas. Agora nós o vemos coroado de glória e de honra por causa da morte que ele sofreu.

     3) Muito interessante examinar bem estas escrituras acima.

      a) Primeiro é dito que o homem foi feito por pouco tempo, um pouco menor que os anjos, veja bem, por um curto tempo.

      b) Mas é dito, também, que Deus colocou tudo sob seus pés e nada deixou fora do seu domínio. “Todas as coisas”. E que esse homem foi constituído sobre as obras das mãos de Deus.

       (1) O que constitui as obras de suas mãos? Tudo que foi feito por Deus. Podemos afirmar seguramente, tudo que há no universo. É o bastante ou precisamos de mais?

       (2) O que quer dizer, “por pouco tempo”?  Esse é o tempo da vida de Jesus na terra.

       (3) Outro detalhe mencionado no texto é, “Porém não vemos o ser humano governando hoje todas as coisas. Mas nós vemos Jesus fazendo isso”. Se Jesus tem todo esse poder e domínio, isso se estende a nós hoje, veja o que está mencionado na Bíblia:

     - “Eu disse: sois deuses, sois todos filhos do Altíssimo” (Sl 82.6).

     - “Anunciai-nos as coisas que ainda hão de vir, para que saibamos que sois deuses; fazei bem ou fazei mal, para que nos assombremos, e juntamente o veremos” (Is 41.23).

Jesus disse:

     - “Replicou-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: sois deuses?” (Jo 10.34)

     - Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai” (Jo 14:12).

        - “Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível” (Mt 17.20.)

Paulo disse:

       - “Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados” (Rm 8.17).

       - “tudo posso naquele que me fortalece” ( Fp 4.13). Esta expressão “tudo posso” no original que dizer: “sou onipotente”. Sim é isso que está escrito! Se falarmos isso, naturalmente, as pessoas nos dirão que estamos blasfemando, mas é isso mesmo que quer dizer o texto.

       (4) Bom, pelo escrito acima, podemos entender a importante posição que o homem exerce no contexto da criação de Deus. Pela escritura mencionada acima, hoje o homem está em pé de igualdade aos anjos.

        (a) Não dá para ficarmos lamentando e choramingando a nossa situação, pois a mesma é muitíssima importante no cenário do universo.

   3. Agora vamos analisar o homem no aspecto psicológico:

    a- Cada pessoa pode dizer isso: Sou um espírito, tenho uma alma e habito em um corpo. Essa é uma definição, não só da Bíblia, mas universal entre todas as religiões em relação ao homem.

    b- No aspecto intelectual, temos nossas faculdades mentais exercidas através da Razão, Memória, Percepção, Força de Vontade, Intuição e Imaginação.

     1) “Podemos definir as nossas faculdades mentais da seguinte forma: são o conjunto de recursos intelectuais e psíquicos próprios da mente humana. Isto é, a capacidade, disposição, talento, dom, aptidão natural ou adquirida de fazer alguma coisa. Elas são compostas de:

      a) Faculdade da força de vontade = comanda todos os departamentos da mente

      b) Faculdade da razão = juiz da mente consciente, depende da força de vontade e da emoção.

      c) Faculdade das emoções = pensamentos definidos só são possíveis com o total controle das emoções, e a decisão, só após tê-los submetido à razão e à força de vontade.

      d) Faculdade da imaginação = visão criativa. Tem que ser controlada, pois sem controle, não passa de puro devaneio.

      e) Faculdade da consciência = guia moral da mente. Modifica os objetivos do indivíduo para harmonizá-los com à sociedade.

      f) Faculdade do sexto sentido = estação transmissora da mente que automaticamente emite e recebe as vibrações do pensamento. Revelação. Esse processo está ligado ao subconsciente e ao nosso espírito.

      g) Faculdade da memória = arquivo do cérebro, onde são armazenadas as informações vindas dos cinco sentidos. Está relacionado ao nosso subconsciente.

      h) Faculdade dos cinco sentidos = braços da mente consciente. Não devem merecer confiança.

      i) A única coisa sobre a qual você tem controle completo é a sua atitude mental”.  (fonte)

    c- A nossa mente

     1) A nossa mente, que não é a mesma coisa que o cérebro, como já vimos, é muito maravilhosa e imprescindível  em todo o processo do nosso existir e do nosso viver.

     2) A mente é parte incorpórea, inteligente ou sensível do ser humano; espírito, pensamento, entendimento.

     3) “Mente é o estado da consciência ou subconsciência que possibilita a expressão da natureza humana. 'Mente' é um conceito bastante utilizado para descrever as funções superiores do cérebro humano relacionadas a cognição e comportamento.

     4) Particularmente aquelas funções as quais fazem os seres humanos conscientes, tais como a interpretação, os desejos, o temperamento, a imaginação, a linguagem, os sentidos, embora estejam vinculadas as qualidades mais inconsciente como o pensamento, a razão, a memória, a intuição, a inteligência, o arquétipo, o sonho, o sentimentoego e superego.   

     5) Por isso, o termo também descreve a personalidade e costuma designar capacidades humanas, ou mesmo, empregado para designar capacidades de seres sobrenaturais, como na expressão "A mente de Deus".

     6) Etimologicamente, o termo vem do latim mèntem, que tem o significado de pensarconhecerentender, e significa também medir, visto que alguém que pensa não faz outra coisa que medir, ponderar as ideias. 

     7) Os gregos utilizavam o termo nous para indicar a mente, a razão, o pensamento, a intuição”. Wikipédia

     8) Vamos usar agora um comentário usado pelo Marcos Trombetta em seu livro, conheça sua mente e conquiste seus sonhos. Achei muito interessante esse material por expressar com simplicidade e clareza sobre a mente. Vejamos:  “Foi pensando nisso e para facilitar a compreensão desse assunto que o Dr. Thurman Fleet, na cidade de Santo Antônio no Texas, criou a imagem abaixo a qual Bob Proctor, costuma chamar de o quadro mágico. Essa imagem explica como é a nossa mente e nos ajuda e muito a entender o assunto.

   

     9) Agora sim podemos entender o que é a nossa mente.

     10) No desenho acima o círculo grande é a nossa mente (THE MIND) e o círculo pequeno o nosso corpo (THE BODY). Parece muito estranho, mas esse desenho é perfeito para entendermos do que estamos falando.

     11) Agora precisamos entender como as coisas funcionam.

Nossa mente como você percebeu é bem maior do que você pensava, e pode acreditar ela é bem maior do que representa nesse desenho, na realidade ela não tem limites, nossa mente está em tudo, mas uma vez que pensamos em imagens, essa é excelente.

     12) Quando pensamos a respeito de nós mesmos, devemos pensar nessa imagem. Essa imagem divide-se em duas partes; a primeira parte, ou seja, a parte superior do desenho, é a Mente Consciente e a segunda parte, ou a parte inferior do desenho, é a Mente Subconsciente, chamados a partir de agora de Consciente e de Subconsciente.

   

     13) A metade superior de nossa mente é a parte que tem a capacidade de pensar, é a parte que tem a capacidade de aceitar ou rejeitar qualquer pensamento, ideia ou imagem, e esse é o grande poder que precisamos aprender a dominar.

     14) A parte inferior ou a de baixo de nossa mente é a parte emocional de nossa mente, onde ficam armazenadas todas as informações que recebemos, cada palavra que falamos, cada passo que damos, cada imagem que vemos, cada ideia que temos e principalmente cada emoção que sentimos. Fica tudo lá armazenado.

     15) O principal detalhe muito importante que explica tudo o que acontece em nossa vida; o subconsciente não tem a capacidade de pensar, não tem, ele aceita tudo o que o consciente envia para ele como sendo verdade e mais um detalhe, super. Importante, o subconsciente não sabe distinguir entre sentimentos positivos e negativos, ele não sabe se uma pessoa quer ou não quer aquilo para ela, ele simplesmente trabalha por emoções.

     16) Essas informações a respeito de seu consciente e seu subconsciente podem mudar a sua vida completamente se você as entender.

   4. Uma pequena explicação:

    a- Muitas pessoas me perguntam se a parte superior do desenho, The Mind, está representando nossa cabeça. A resposta é sim. Mas ela está representando o que acontece por trás do cérebro, ou seja, é como se fosse o que está acontecendo por trás da televisão, antes de você poder ver as imagens. Espero que você tenha entendido a comparação.

    b- Talvez assim fique melhor; o desenho representa todo esse mundo interior que existe dentro de você, o desenho The Mind, representa esse mundo que existe dentro de sua cabeça e que só você consegue ver. Esse mundo todo aí é organizado pelo cérebro, mas não é o cérebro, é a sua mente.

    c- O cérebro é na verdade por onde você tem acesso a sua mente. Ele é a porta por onde você entra nesse mundo que é só seu. Também é ele o administrador capaz de mudar e de controlar o que se passa em sua mente através dos pensamentos.

    d- Vamos ver agora como nossos pensamentos ocasionam os resultados que conseguimos em nossas vidas. 

   

     1) Nossa mente pensante, nosso consciente, produz os pensamentos, esses pensamentos são enviados para o emocional (subconsciente) através de imagens; essas imagens são associadas a certas emoções que são transmitidas para o nosso corpo através dos sentimentos e esses sentimentos fazem o nosso corpo mover-se em alguma ação, e essas ações causam os resultados que obtemos, e os resultados que obtemos voltam a nos ocasionar novos pensamentos.

- Um exemplo simples.

     2) Você pensa em uma pizza, esse pensamento está na nossa mente pensante em forma de uma imagem, esse pensamento, essa imagem é enviada para a nossa mente emocional que revela a qual emoção esse pensamento, essa imagem está associada, nesse caso prazer.

     3) Essa emoção é transmitida para o nosso corpo através de um sentimento, provavelmente o desejo de comer a pizza. Esse sentimento vai provocar uma ação de nossa parte que, provavelmente, será ir até uma pizzaria ou pegar o telefone e pedir uma, ou ainda, começar imediatamente a fazer uma, e o resultado será a satisfação desse desejo que começou lá no pensamento, ou seja, o resultado será uma saborosa pizza.

   5. Vamos ao desenho:

  

    a- Baseados na afirmação acima e na imagem podemos concluir que: todo resultado que obtivermos em nossa vida será o resultado direto de nossos pensamentos, sendo assim, se quisermos mudar nossos resultados, primeiramente precisamos mudar nossos pensamentos e, para podermos mudar nossos pensamentos precisamos mudar nossos paradigmas, ou ainda melhor, criar novas verdades em nossa vida.

     1) Nossos paradigmas são emoções gravadas em nosso subconsciente e que quando ativadas provocam sentimentos que consequentemente provoca nossos resultados.

     2) Muitas pessoas acham que para mudar suas vidas precisam mudar os seus resultados e muitas vezes fazem isso mudando de emprego, trocando de carro, trocando de marido, de esposa, trocando de cidade, de estado, de país e no fim percebem que conseguem sempre os mesmos resultados.

      a) Nesse ponto já podemos concluir que se quisermos mudar nossos resultados precisamos mudar, o quanto antes, nossos pensamentos.

      b) Se você não está contente com os seus resultados é melhor entender que eles só são o reflexo dos seus pensamentos.

     3) Quase todos os resultados que você consegue em sua vida são resultados diretos de pensamentos repetitivos que você tem em sua cabeça que muitas vezes você já nem se dá de conta que os tem.

     4) Um exemplo simples: Quando você está caminhando, você não fica dizendo para você mesmo: perna direita, perna esquerda, perna direita, perna esquerda. Isso tudo está automatizado em sua mente subconsciente.

      a) A mesma coisa acontece em todas as outras áreas de sua vida, de tanto você fazer sempre a mesma coisa, isso se tornou automático e você nem percebe que está fazendo.

     5) Outro exemplo: Por que, que quem anda de bicicleta nunca esquece? Por que cada movimento está gravado em seu subconsciente. Você já reparou que vai o tempo todo movendo o guidão da bicicleta para um lado e para outro buscando o equilíbrio, e que no começo do aprendizado é exatamente esse o motivo das quedas, por quê?

      a) Por que até que o cérebro pense o movimento mais adequado e passe para o corpo a ordem já não dá mais tempo, mas com a prática isso tudo fica automático em nosso subconsciente, e ele passa a saber perfeitamente o que fazer a cada movimento da bicicleta.

     6) Um exemplo muito bom também é quem aprende a desenhar por conta própria e depois vai fazer um curso com um professor. Acredite, é muito mais difícil para ele aprender do que para alguém que nunca desenhou antes, por quê?

      a) Por que o subconsciente dele já está acostumado a fazer as coisas de uma determinada maneira, assim, cada vez que o professor diz faça assim, o aluno tenta, mas quando vai fazer, faz igual sempre fez, por que está gravado em seu subconsciente que sempre que ele for fazer tal coisa é para fazer daquela maneira, e ele só vai mudar depois de muita repetição da mesma informação e de muita força de vontade em mudar.

     7) Comece a reparar seus hábitos. Sua maneira de por a roupa, seu jeito de levantar da cama, seu jeito de deitar na cama, seu jeito de escovar os dentes, pentear os cabelos, tomar banho.

      a) Tudo o que você faz num dia, no outro você vai fazer igualzinho e assim será por toda a sua vida a menos que você mude seus hábitos.

      b) Tente pentear seus cabelos com a outra mão, escovar os dentes com a outra mão, tomar banho com a outra mão, tente por o outro pé primeiro na calça e você vai ver como você parece uma criança fazendo as coisas.

     8) Mais um exemplo. Lembra-se de quando você estava aprendendo a amarrar os seus cadarços?

      a) Se tudo o que fazemos em nossa vida sempre fazemos do mesmo jeito, então, parece bastante óbvio que vamos conseguir sempre os mesmos resultados.

     9) Se quisermos novos resultados, precisaremos então de novos hábitos, ou seja, precisamos ver certas coisas por outros ângulos, mas para que possamos fazer isso, primeiro precisamos descobrir de que ângulo estamos olhando.

     10) Vamos começar a estudar agora, como usar o nosso conhecimento sobre nosso subconsciente para nos ajudar a atingirmos nossos objetivos e principalmente descobrir o que é na realidade a nossa mente, pois acredite, ela é muito mais do que esse simples desenho acima mostra, ele é apenas para você conseguir entender melhor as coisas e conseguir aceitar a ideia, e você precisa fazer isso”.

 


 Lição Anterior <<<>>> Próxima Lição