Lição 18 – A NECESSIDADE DE TERMOS OBJETIVOS BEM DEFINIDOS EM NOSSA VIDA
1. Os objetivos não só são extremamente importantes, como precisamos deles de uma forma bem definidos, nos quais possamos colocar todo o nosso foco, esforço e atenção, até serem alcançados.
a- Os objetivos devem ser buscados, visualizados e imaginados, com sensações de como se já tivéssemos vivenciando os resultados na realidades. Precisamos nos absorver com eles.
b- Com disse “Napoleon Hill, em seu livro Think And Grow Rich (Pense e cresça rico): “que toda pessoa tem que ter um propósito na vida, um objetivo pelo qual ela lute com todas as forças até atingir esse objetivo, e que principalmente, a pessoa deve ter a imagem desse objetivo como se já o tivesse atingido perfeitamente gravada em sua mente, ou seja, você deve ver os resultados de seus objetivos antes de atingi-los e manter essa imagem na cabeça, pois é através dela que você vai atingi-los”.
c- Apesar da importância de se ter esses objetivos bem definidos e que traduzam todo o nosso desejo e esforço, como algo indispensável para se chegar em algum lugar de sucesso, a maioria das pessoas não tem.
1) Segundo dados de pesquisas em torno de 98% das pessoas nem sabem o que querem da vida, não têm propósito, não têm alvos, não têm projeto, nada.
2) Se não temos objetivos, não tem como saber aonde chegar. Vamos seguir nossas rotinas diárias, sem ir para lugar nenhum. E a maioria dessas pessoas não gostam do que faz, mas seguem suas mesmices até o final da vida.
3) Para que hajam mudanças nas nossas vidas e no que fazemos, acima de tudo, precisamos saber o que queremos para nossas vidas e sabermos aonde queremos chegar.
d- Por isso, antes de tudo, precisamos ter certeza se há em nós algum propósito maior, algo que mecha com nosso coração, algo que nos motive para frente, para o nosso futuro.
1) Não me refiro aqui, a bens materiais somente, mas acima de tudo um estilo de vida diferente, de sucesso em todas as áreas, inclusive, sim, os bens materiais, área profissional, conhecimento.
a) Uma vida que tenha sentido. E que tudo, de uma forma ou de outra, possa visar o bem estar do próximo. Podermos ajudar o próximo a vencer também. E isso dando a ele a vara de pescar com o anzol e a isca, e não o peixe.
2) Se você já tinha alguns objetivos, e se não tinha, tem agora, o que vais fazer para atingi-los? Mas vamos ensinar isso aqui neste curso também. Traçar as metas para alcançar os objetivos.
3) Sonhar, todo mundo sonha e ainda dizem: não se paga para sonhar. Mas sonhar vagamente, desejando vagamente não nos projeta a lugar nenhum. Como já disse, é preciso ser bem claro, definido e focado naquilo que se quer. E que os sonhos tenham conteúdo e sentido.
a) Um dia desses estava na fila da casa lotérica para pagar uma fatura e ouvi um jovem conversando com sua mãe, dizendo o seguinte: Ah se eu ganhasse um milhão e quatrocentos reais, eu pegaria quatrocentos para gastar tudo em roupa e tens de marca. Veja o que Tiago diz: Nada tendes, porque não pedis: “...Nada tendes, porque não pedis; pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres” (4.2,3)
2. Em um dos livros colocados na referência intitulado AS A MAN THINKETH (como um homem pensa) de James Allen, há uma ênfase em torno do pensamento, no sentido de que o homem é aquilo que pensa.
a- Com isso fica claro que no processo dos objetivos, nas metas para alcança-los, nossos pensamentos precisam ser monitorados sempre.
b- Há um adagio bem conhecido que o homem é o que come, mas isso é só uma meia verdade. A verdade plena é: o homem é o que pensa.
c- Jesus disse:
“E, tendo convocado a multidão, lhes disse: Ouvi e entendei: não é o que entra pela boca o que contamina (influencia) o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem... Então, lhe disse Pedro: Explica-nos a parábola. Jesus, porém, disse: Também vós não entendeis ainda? Não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre e, depois, é lançado em lugar escuso? Mas o que sai da boca vem do coração, (espirito = subconsciente) e é isso que contamina (influencia) o homem. Porque do coração (espirito = subconsciente) procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. São estas as coisas que contaminam o homem; mas o comer sem lavar as mãos não o contamina” (Mt 15.10-19). O coração no versículo 19 pode ser substituído por mente subconsciente, então vai ficar assim: “Porque da mente subconsciente, através dos pensamentos, procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias”. A frase “maus desígnios” Abre um leque enorme.
1) Vejamos também o que Paulo disse em Gl 5.19-21
2) É necessário educar nossos pensamentos, policiá-los, selecioná-los. Escolher os pensamentos que te conduzam a um novo perfil de vida. Siga à rica o que Paulo disse em Fp 4.8 “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”.
a) Na versão ARC a frase do final do versículo é: “nisso pensai”. Isso significa que podemos monitorar nossos pensamentos.
d- exerça sua habilidade para reprogramar seus pensamentos, administre o processo, pense somente o que é agrega coisa boas, de uma forma criativa.
e- O que você mais quer na área profissional? Ter um negócio próprio, ter empregados e poder ajuda-los, ser o melhor patrão do mundo; ser o patrão que você não tem? Ou ser o melhor funcionário do mundo?
f- Ou trabalhar de forma que contribua para enriquecer outros, como disse M. Trombetta em seu livro conheça sua mente e conquiste seus sonhos: “Trabalhar para fazer os outros crescerem na vida enquanto você fica sempre no mesmo lugar, ou ainda, trabalhar para fazer o seu chefe ficar rico e ir para a praia enquanto você se arrebenta trabalhando para ele? Pense sobre isso um pouco”.
g- Seus paradigmas podem fazer você imaginar que tudo isso não passa de besteiras; que você não tem capital, inteligência nem capacidade para vencer.
1) Que quem nasceu para ser pobre, sempre será; que não é capaz, nunca será; e que o melhor mesmo é continuar como está.
f- Também há o medo do fracasso que pode te paralisar diante dos projetos e objetivos. Pode inverter a verdade em mentira, como: é melhor nunca vencer, do que passar pela vergonha do fracasso.
1) Você pode dizer ainda, por melhor que seja a oportunidade, há nela sempre um grande dificuldade.
2) É mais cômodo ficar como estou, comigo não vai funcionar nada disso. Já tentei várias vezes e não deu certo. Veja o que se diz de Thomas Edison na invenção da lâmpada: “Para inventar a lâmpada, Thomas Edison fez 2mil testes. Perguntado por um repórter sobre o porquê de tantos fracassos, Edison deu a seguinte resposta: "Eu não fracassei uma vez sequer. Inventei a lâmpada num processo em duas mil etapas."
a) Fracassos transformam conhecimento acumulado em inovação”.
2) Se você pode pensar, você pode ser bem sucedido na vida e nos seus projetos. A principio, é tudo de que precisas. Pensar, mas pensar corretamente.