Lição 45 - O PROCESSO DA FORMAÇÃO DE UM HÁBITO
1. “Cientistas e psicólogos provaram que se você fizer uma mesma coisa durante 21 dias seguidos ela torna-se um hábito, ou seja, uma determinada maneira de fazer as coisas.Nós somos seres formados de hábitos.
2. Vamos identificar alguns de seus hábitos.Você penteia os seus cabelos sempre com a mesma mão, você veste a roupa sempre do mesmo jeito, senta sempre no mesmo lugar à mesa, assiste sempre aos mesmos programas de televisão, come sempre a mesma comida, usa sempre o mesmo estilo de roupa, toma sempre as mesmas bebidas, escova os dentes sempre com a mesma mão, esfrega-se no banho começando e terminando sempre do mesmo jeito, cumprimenta as pessoas sempre da mesma maneira, dorme sempre na mesma posição, etc, etc, etc.
3. Se você começar a se observar e se você for como os 98% da população, você consegue escrever sua rotina de vida em menos de uma página de caderno.Como é que eu sei disso? Por que você sempre faz as mesmas coisas, sempre do mesmo jeito, e nos mesmos horários. Comece a se observar.
4. Sua vida nada mais é do que uma rotina.
O que é muito interessante é que a rotina é apresentada como a maior causadora da infelicidade das pessoas. E daí surge a pergunta, por que é que elas não mudam? A resposta é: Paradigma! Um paradigma como já expliquei é um monte de hábitos.
5. Para que você consiga ter a vida que sempre sonhou precisa mudar os seus hábitos.
a- Falar é a coisa mais fácil do mundo, fazer é que é difícil.
Qualquer pessoa pode dizer : “Mas credo se eu não vou conseguir fazer uma coisa por 21 dias. Quem não consegue é por que não quer”. E eu sou obrigado a concordar.
b- Então agora você já sabe tudo o que precisa fazer para mudar de vida. Agora você já sabe quais são os 21dias que te separam da vida que você sempre sonhou e por que não dizer da riqueza que você sempre sonhou, tudo o que você precisa fazer é aplicar isso em sua vida.
c- Talvez nesse momento você esteja se perguntando, “Mas e como é que eu faço isso?”
d) Está bem, vou lhe explicar já que você perguntou.
e- Agora que você decidiu que quer mudar de vida e que decidiu que vai pagar o preço, precisa identificar quais são os hábitos que você precisa eliminar e quais são os novos que você precisa formar.
f- Existem apenas quatro formas de mudarmos em nossa vida:
*Começarmos a fazer coisas novas;
*Desistirmos de fazer alguma coisa que fazemos;
*Fazer menos de alguma coisa que fazemos;
*Fazermos mais de alguma coisa que fazemos pouco.
g- Mas antes de falarmos de como descobrir o que mudar, vou responder a mais uma pergunta que talvez esteja aí na sua cabeça que é essa: “E depois desses 21 dias eu vou estar rico?”
h- Sim, se você reconhecer o quanto vale o prazer de saber que está lutando para conseguir a vida que sempre sonhou e que está deixando de viver a vida que os outros escrevem para você e que começou a escrever a sua própria história.
i- Você precisa aprender que riqueza é um estado de espírito e que nunca será rico enquanto não reconhecer que já é.
1) Ter dinheiro não é sinônimo de riqueza. Ser rico é muito mais do que ter dinheiro. Ser rico é ser feliz em estar lutando por seus sonhos e por sua liberdade. E além do mais, se você tiver todo o dinheiro que sonhou antes de se tornar a pessoa que sonha em ser, provavelmente irá acabar onde começou novamente.
2) Para que você passe para a riqueza em 21 dias, crie o hábito de reconhecer que já é rico por tudo o que você já tem e será um milionário em 21 dias.
3) Vamos criar o hábito de reconhecer nossa riqueza então.
Nos próximos 21 dias levante todos os dias uma hora antes do horário que levanta hoje e faça uma soma de tudo o que você tem e veja o quanto vale.
4) Vamos começar assim. Você levanta, pega um caderno e escreve o que é que você tem que você vai avaliar. Perceba que eu disse o que é que você tem, você, esse corpo aí, aonde o seu espírito habita. Vamos fazer assim, vamos começar pelo mais caro, vamos começar por sua respiração. Prenda a respiração por 1 minuto ou talvez por dois e agora escreva no papel, quanto vale cada respiração que você dá? Pense naquelas pessoas que você conhece, ou que não conhece, mas que sabe que nem a respiração não tem mais, que vivem por um aparelho. Faça de conta que uma pessoa dessas chegasse para você e dissesse assim: “Eu gostaria de lhe comprar sua respiração. Eu lhe pago quanto você quiser, mas você viverá igual eu estou vivendo pelos próximos 25 anos. Quanto quer?”.
a) Quando você pediria? Você venderia por 1 milhão? 10 milhões? 100 milhões talvez? Você viveria 25 anos em uma cama de hospital ou caminhando bem devagarinho carregando um tubo de oxigênio pelos próximos 25 anos por 1 milhão ou por 10 milhões? Eu certamente não! Bom, eu vou supor que você também não, então posso supor que você já tem 100 milhões na conta.
Agora vamos a outro cálculo.
5) Agora pegue uma fita preta, bem grossa e bem larga e amarre ao redor de sua cabeça de uma forma que fique sobre os seus olhos. Fique com essa fita ou com esse pano amarrado aí por um dia todo e faça tudo o que você faz hoje com esses dois olhos maravilhosos que você tem.
a) Vá ali até a cozinha e tome um café, vá até o banheiro e escove os dentes, tome um banho, vá até ali e olhe para o rosto da pessoa que você ama, para seus filhos, para seus pais, para seus amigos, para seu animal de estimação, ou simplesmente vá até a porta e olhe para esse mundo maravilhoso que existe aí ao seu redor.
b) Leia um livro, assista televisão, navegue na internet, mande mensagens no celular. Agora vá trabalhar com esse pano amarrado nos olhos e faça tudo o que você faz todos os dia.
c) Vá de bicicleta, de moto, de carro ou mesmo a pé.
d) Agora tire essa venda pare e pense, por quanto você venderia esses olhos? 1 milhão? 10 milhões? 100 milhões? Lembrando que uma vez vendidos é para sempre. Será que valeria a pena vender os olhos por 100 milhões e não poder mais ver o por do sol, as estrelas, a chuva, o rosto de quem você ama? Valeria a pena?
(1) Eu acho que não valeria. Então temos mais 100 milhões na conta.
(2) Nós poderíamos continuar aqui fazendo isso por um longo tempo, mas eu acho que isso não é necessário, eu acho que você já entendeu o que eu quis dizer quando disse que você só vai ser rico quando reconhecer o quanto você já é.
6) Ter dinheiro não tem nada a ver com ser rico.
O dinheiro foi criado pelo homem e o dinheiro só tem esse valor porque nós demos para ele, mas a verdadeira riqueza o dinheiro não proporciona. A verdadeira riqueza você só vai encontrar no dia em que resolver admitir que já a possui e que tudo que você precisa fazer é lutar para viver essa riqueza completamente e aproveitar ao máximo todas essas dádivas que Deus te deu.
7) Faça o exercício que eu te recomendei e você logo assumirá uma mentalidade de que você já é rico.
8) Faça o exercício com as suas pernas, com suas mãos, com os dedos, com os braços, com os cotovelos, com os ombros, com os pés, com os joelhos, enfim, você tem muita riqueza em sua vida basta você reconhecer.
9) Mas você tem que fazer esse exercício por 21 dias, afinal de conta você quer mudar não quer?
j- Agora que você já reconheceu que é rico, é hora de começar a construir novos hábitos que te levarão a adquirir capital financeiro. Agora sim, vamos falar de dinheiro, mas lembre-se dinheiro não tem nada a ver com ser rico. Dinheiro é apenas uma ferramenta que precisamos ter para podermos viver nossa riqueza com plenitude. Nunca esqueça disso.
l- Esse curso vai te dar todas as ferramentas que você precisa para viver uma vida em plenitude, desde que você aplique tudo o que lhe estou ensinando aqui a ponto de se tornar um hábito.
m- Faça uma lista agora de todos os lugares e maneiras onde você gasta o dinheiro que você ganha.
n- Agora dê uma olhada para essa lista e seja sincero com você mesmo e diga em quantos desses lugares ou em quantas dessas maneiras realmente são necessárias gastar lá o dinheiro que você gasta? Faça esse mesmo exercício por 21 dias.
o- Durante esses 21 dias decida em qual desses lugares você continuará indo e qual você deixará de ir. Onde você continuará gastando o seu suado dinheirinho e onde você deixará de gastar.
p- Agora reflita um pouco e faça as contas de quantos livros você leu nos últimos 90 dias, 6 meses, 1 ano, 5 anos. Agora reflita em que essa atitude contribuiu ou não contribuiu para a sua vida. Decida hoje a começar a ler, a leitura é a fonte mais acessível e mais barata de conhecimento. Nos livros você encontrará o caminho mais curto para a riqueza.
q- Decida hoje levantar todos os dias uma hora mais cedo e dedicar àquela hora a leitura de livros relacionados a assuntos que lhe interessam. Mas por favor, não vá ler fantasia e nem romances, leia livros educativos como esse como este conteúdo. Leia livros educativos sobre finanças, sobre dinheiro, sobre saúde, sobre espiritualidade, sobre desenvolvimento pessoal. Faça isso durante 21 dias e isso se tornará um hábito.
r- Agora eu vou te dar a chave para a riqueza. O hábito que lhe providenciará uma fortuna.
s- Crie o hábito de guardar 10% de cada real que você receber.
1) Uma vez que você não recebe dinheiro todo dia, eu acho, talvez você receba, tem gente que recebe, mas enfim, nos próximos 21 vezes que você receber dinheiro, retire imediatamente 10% e guarde.
2) Abra uma conta no banco e ponha esse dinheiro lá e faça uma proposta de nunca mexer em nenhum centavo até você se aposentar, a menos que seja para salvar a sua vida ou a vida de alguém ou a menos que seja pra investir em um negócio onde o retorno será garantido e você logo recuperará a quantidade retirada e depositará novamente no banco.
4) Se você quiser aprender onde foi que eu aprendi isso e também já pode ser por onde você vai começar o seu hábito de ler, compre o livro “O homem mais rico da Babilônia”. Você precisa ler esse livro. Talvez nesse momento você esteja pensando: “A não, mas é muito sacrificante viver desse tipo”. Deixe eu lhe dizer uma coisa. Isso é sacrificante exatamente por que você não tem o hábito de fazer e um hábito leva só 21 dias para ser formado, mas as pessoas preferem passar anos, veja bem, anos, aliás, a vida toda a se dedicarem a sentir-se desconfortáveis por 21 dias.
5) Eu adoro uma frase que ouvi do Brian Tracy uma vez que diz assim:
“Tudo é difícil antes de ficar fácil”.
6) Esta é uma verdade. Ele sempre usa uma frase de um antigo filósofo ao qual não lembro o nome que diz assim:
“É FÁCIL de se formar maus hábitos, mas é muito difícil de se viver com eles em contra partida, é DIFÍCIL de se formar bons hábitos, mas é muito mais fácil de se viver com eles!”.
7) Faça uma lista de tudo o que você acha que te prejudica que te impede de progredir na vida e identifique por trás de cada uma dessas dificuldades quais são os hábitos que te levam a essa situação.
8) Vou te dar mais alguns exemplos de onde você deveria mudar. Deixe de assistir novela. Troque a novela por um bom livro, por um vídeo educativo, por uma palestra, você escolhe, mas faça isso por 21 dias.
9) Deixe de falar mal dos outros por 21 dias.
10) Sempre que você acordar, agradeça por ser um milionário pelo prazer de estar vivo.
6. Pare de se queixar e comece a agradecer.
Crie o hábito de doar coisas que você não usa mais ou que você simplesmente não gosta, ajude os outros a enriquecerem um pouquinho as suas vidas e você enriquecerá a sua também.
a- Os hábitos foram formados em nossas vidas através da repetição de uma nova informação e logo essa nova informação, essa nova atitude se tornará um hábito e para que você a consiga mudar você terá que passar pelo mesmo processo.
b- Mudar nosso jeito de ser, nossa personalidade, nossos hábitos, não é uma coisa fácil, é uma coisa que exige de nós muita força de vontade, mas que vale a pena.
c- É por isso que eu disse que ela começava com a palavra DECISÃO!!!
Decida que você irá mudar os seus hábitos e seu sucesso certamente será garantido.
d- Eu vou encerrar esse capítulo lhe contando mais um segredo, e esse eu gostaria que você escrevesse num papel e carregasse com você e nos próximos 21 dias o lesse pelo menos 10 vezes por dia.
1) O segredo que eu vou lhe contar aqui se você conseguir praticar mudará sua vida para sempre. Esse segredo é conhecido como o fator comum que todas as pessoas de sucesso possuem que os fracassados não possuem.
2) Fator Comum para o sucesso é esse:
a)“As pessoas de sucesso fazem o que os fracassados não gostam de fazer.”
b) Isso não significa que elas gostam de fazer essas coisas, mas elas sabem o que elas querem para a vida delas, então elas fazem assim mesmo.
2) Você está a apenas 21 dias da vida que você sempre sonhou, você só precisa DECIDIR!!!.
Lição Anterior <<<>>> Próxima Lição