Lição 13 - SOMOS O QUE PENSAMOS
1. Jó disse: “Aquilo que temo me sobrevém, e o que receio me acontece” (3:25). E Salomão disse: “Porque, como imagina em sua alma, assim ele é...” (Pv 23.7). E Earl Nightingale disse: “O homem torna-se naquilo que ele pensa a respeito a maioria do tempo”.
2. Portanto, somos o que pensamos, negativo ou positivamente.
a- Se temo, penso muito naquilo e aquilo me acontece.
b- Se odeio penso muito naquilo que odeio, então tal coisa me acontece.
c- Se não gosto do meu emprego, penso muito nele e permaneço nele.
3. Atraímos tudo que muito pensamos, (aquilo que focamos), seja bom ou ruim.
a- Quando foco a minha falta de dinheiro, continuo na falta dele.
b- Quando foco as dívidas, são elas que vou ter;
c- Quando foco a falta de amor, continuo sem ele.
d- Quando foco as enfermidades continuo enfermo.
e- Quando foco o fracasso continuo fracassado.
f- Normalmente as coisas que focamos, nelas pensamos e as confessamos constantemente, por isso elas nos acontecem.
4. Por essa razão, precisamos mudar o foco, mudando assim os nossos pensamentos e nossas confissões.
a- Precisamos focar o suprimento, não a falta de dinheiro; focar a saúde e não a doença; focar o amor e não aquilo que nos magoa; focar a alegria e não a tristeza; focar a abundancia e não a escassez. Focar os recursos para pagar as dívidas e não as dívidas; invés de visualizar as dívidas, visualize-se pagando as.
5. Precisamos disciplinar nossos focos. Se você tem uma necessidade, não pense nela, mas no suprimento dela.
a- Se estás temendo fazer um concurso ou uma prova de vestibular, ou Enem, não pense na prova mais do que o necessário, pense no resultado positivo daquela prova.
b- Se temes uma entrevista de emprego, não pense nela mais do que o necessário, pense no resultado positivo.
1) Não vá para a prova ou entrevista de cabisbaixo, mas erga seus ombros e pense no sucesso. Não se considere menos inteligente do que o entrevistador, ou aos demais que vão estar lá.
6. Em via de regra, pensamos assim, no fracasso, porque fomos doutrinados assim, nos ensinaram assim.
a- Esses ensinamentos negativos nem sempre são diretos a nós, às vezes de ouvirmos os comentários de outros, dos nossos pais, amigos, vizinhos e parente de, escola, televisão, o que vemos na vida de outros, nos ambientes em que crescemos, etc.
b- É o acumulo de informações que recebemos na nossa infância. Com o tempo essas informações são aceitas como verdades, por nós, e ao serem aceitas pelo nosso subconsciente, se transformam em paradigmas.
c- Para que haja mudanças nos resultados, precisamos mudar, antes de tudo, os nossos pensamentos.
1) Isso é imprescindível. Não é fácil também, precisa-se de muita disciplina e predisposição de pagar o preço.
2) Muita persistência até alcançar os resultados esperados. Na maioria das vezes as coisas não acontecem por falta de persistência. Procuramos viver de acordo com algum ensinamento, método, mas desistimos antes dos resultados.
7. Pelo fato das informações, que recebemos ao longo do tempo, virarem em hábitos e os hábitos em paradigmas, ficam arraigados, como tatuagem na nossa mente.
a- Por isso não é fácil mudar. Quando digo que não é fácil, não é para se desanimar, mas para que seja encarado como um desafio.
b- É necessário ter consciência das tarefas árduas que precisam ser executadas na direção das mudanças.
c- Por muitos anos, tais hábitos estiveram ali, no subconsciente. Estiveram enraizados e produzindo seus frutos de fracasso.
d- Pode até parecer impossível, mas acredite, não é. Assim como demandou tempo para que esses paradigmas fossem formados, demandará tempo, também, para os mesmos sejam eliminados.
e- Só depois dessa mudança será possível tomar decisões com sabedoria e permanecer persistentemente na direção das decisões tomadas.
“Marcos Trombetas em seu livro “Conheça sua mente e conquiste seus sonhos” diz: Wallace Wattles em seu livro The Science Of Getting Rich, (A ciência de enriquecer) afirma que não há trabalho ao qual o ser humano fuja mais do que a tarefa de pensar.
a- Muitas vezes as pessoas tentam mudar o jeito de pensar. Elas leem um livro de autoajuda, por exemplo, e percebem que aquilo ali faz sentido e que elas precisam mudar; que aquilo ali pode ser uma boa verdade a ser seguida, uma nova maneira de vida a ser vivida, mas não conseguem. Por quê?
b- Bob Proctor explica isso muito bem em sua palestra The Science of Getting Rich, (A ciência de enriquecer) baseada no livro de Wattles, ele explica tão bem que eu acredito que seja a verdadeira explicação para isso e por isso, resolvi trabalhar com ela em meu livro e em minha vida também, e eu posso garantir que isso realmente fez a palavra milagre se tornar uma realidade muito presente em minha vida.
c- Por que nós não conseguimos mudar nosso jeito de pensar, ou seja, por que não conseguimos mudar nossas verdades, por que não conseguimos ver as verdades que as outras pessoas vêm? Bob Proctor da essa resposta. A resposta é essa: PARADIGMAS”.
9. É muito importante que se entenda isso.
a- Precisamos saber com que estamos lidando, para que sejamos conscientes do tamanho do desafio.
b- Tudo nesse processo é como se fosse uma engrenagem da qual não se deve ignorar um dente.
c- O que procuramos neste curso é a presentar toda essa engrenagem para ser bem sucedido em tudo.
10. O que é o pensamento?
a- “Pensamento e pensar são, respectivamente, uma forma de processo mental ou faculdade do sistema mental. Pensar permite aos seres modelarem sua percepção do mundo ao redor de si, e com isso lidar com ele de uma forma efetiva e de acordo com suas metas, planos e desejos.
b- Palavras que se referem a conceitos e processos similares incluem cognição, senciência,(senciência é a capacidade dos seres de sentir sensações e sentimentos de forma consciente. Em outras palavras: é a capacidade de ter percepções conscientes do que lhe acontece e do que o rodeia. A palavra senciência é muitas vezes confundida com sapiência, que pode significar conhecimento, consciência ou percepção), consciência, ideia, e imaginação.
c- O pensamento é considerado a expressão mais "palpável" do espírito humano, pois através de imagens e ideias revela justamente a vontade deste.
e- O pensamento é fundamental no processo de aprendizagem. O pensamento é construtor e construtivo do conhecimento.
f- O principal veículo do processo de conscientização é o pensamento. A atividade de pensar confere ao homem "asas" para mover-se no mundo e "raízes" para aprofundar-se na realidade.
g- Etimologicamente, pensar significa avaliar o peso de alguma coisa. Em sentido amplo, podemos dizer que o pensamento tem como missão tornar-se avaliador da realidade.
h) Segundo Descartes (1596-1650), filósofo de grande importância na história do pensamento:
"A essência do homem é pensar". (Por isso dizia): "Sou uma coisa que pensa, isto é, que duvida, que afirma, que ignora muitas, que ama, que odeia, que quer e não quer, que também imagina e que sente". (Logo quem pensa é consciente de sua existência) "penso, logo existo." (fonte). |